FERIADO PROLONGADO

Ação de conscientização no trânsito em Goiânia aborda 550 veículos

Evento foi realizado pela secretaria de Mobilidade em parceria com Detran-GO e PRF

Foto: Divulgação - SMM

Ação educativa de conscientização no trânsito para o feriado prolongado – da secretaria de Mobilidade (SMM) de Goiânia em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-GO – abordou 550 veículos na manhã desta sexta-feira (12). O evento ocorreu de 7h30 às 9h30, na saída da GO 020 e BR-153, próximo a um hipermercado da região. Participaram aproximadamente 20 agentes da SMM, PRF e Detran. O público alvo condutores de carros e motocicletas.

Segundo o gerente de Educação de Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, os servidores orientaram os motoristas que iam viajar pelas rodovias e também aqueles que ficariam na capital. Ainda de acordo com ele, as recomendações eram contra o excesso de velocidade e manobras de ultrapassagem proibida, além de embriaguez no volante.

Além disso, ele explica que, tanto na cidade quanto em viagem, o cinto de segurança precisa ser utilizado até mesmo no banco traseiro. “Geralmente, em feriados prolongados as famílias viajam. Quando ficam na cidade, mas fazem passeios mais próximos, acontece de passageiros do banco de trás não utilizarem o cinto. Neste caso, ainda que em colisões simples, podem haver transtornos”, observa.

Chuva

Destaca-se, o aumento de nebulosidade em Goiás deve fazer com o que o final de semana seja de chuva em várias partes do Estado, inclusive Goiânia, segundo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Horácio argumenta que chuva requer do condutor uma atenção maior, como manter uma distância de segurança, já que pode haver dificuldades para frear em relação ao veículo da frente. “Por isso, precisa repensar a velocidade”, alerta.

Expectativa

Questionado em relação aos principais atos que levam a acidentes, ele não dá números, mas informa que é a embriaguez e a velocidade – mesmo dentro da cidade. “As pessoas acabam relaxando ao cumprimento da norma. Para dentro da cidade, ainda temos muitos acidentes com esses dois fatores”, lamenta.

Sobre a expectativa, ele ressalta que é sempre diminuir os números de acidentes e fatalidades em relação ao feriado anterior – que ele não teve os números disponibilizados. “Qualquer redução no número de acidentes, qualquer morte evitada, para os órgãos envolvidos com a mobilidade é um grande ganho”, arremata.