Ação retira quatro mil pneus sem utilidade do Balneário Meia Ponte, em Goiânia
Edição da Operação Cata Pneus foi realizada na região Norte da capital e deve chegar nas próximas semanas à região Oeste
Mais quatro mil pneus sem utilidade foram recolhidos do Jardim Balneário Meia Ponte, na região Norte Goiânia, nesta quarta-feira (6). A ação faz parte de mais uma edição da Operação Cata Pneus que teve o ponto de coleta instalado na Rua Maria Pestana e percorreu 98 bairros da região.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como um dos objetivos tirar os pneus sem utilidade das ruas e lotes baldios, já que podem se tornar pontos de água parada e consequentemente, criadouros do Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, e chikungunya.
Segundo a pasta, na região Norte de Goiânia, o índice de infestação do mosquito é de 0,79%, abaixo do aceitável pelo Ministério da Saúde que é 0,99%. Contudo, a ação do Cata Pneus foi necessária para manter este número.
De acordo com a SMS, em 2018 foram recolhidos mais de 70 mil pneus em toda a cidade. No ano passado, foram 117 mil. Os pneus são encaminhados para uma usina no município de Abadiânia, depois usados como matéria prima na produção industrial.
A próxima edição da operação Cata Pneus vai ser realizada na quarta-feira (13) na região Oeste de Goiânia. A sede da ação vai ficar no bairro Ipiranga e os moradores que tiverem pneus sem uso em suas residência podem levá-los para descarte adequado no local.
(Com informações da Prefeitura de Goiânia)