Ação retira quatro mil pneus sem utilidade do Balneário Meia Ponte, em Goiânia
Mais quatro mil pneus sem utilidade foram recolhidos do Jardim Balneário Meia Ponte, na região…
Mais quatro mil pneus sem utilidade foram recolhidos do Jardim Balneário Meia Ponte, na região Norte Goiânia, nesta quarta-feira (6). A ação faz parte de mais uma edição da Operação Cata Pneus que teve o ponto de coleta instalado na Rua Maria Pestana e percorreu 98 bairros da região.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como um dos objetivos tirar os pneus sem utilidade das ruas e lotes baldios, já que podem se tornar pontos de água parada e consequentemente, criadouros do Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, e chikungunya.
Segundo a pasta, na região Norte de Goiânia, o índice de infestação do mosquito é de 0,79%, abaixo do aceitável pelo Ministério da Saúde que é 0,99%. Contudo, a ação do Cata Pneus foi necessária para manter este número.
De acordo com a SMS, em 2018 foram recolhidos mais de 70 mil pneus em toda a cidade. No ano passado, foram 117 mil. Os pneus são encaminhados para uma usina no município de Abadiânia, depois usados como matéria prima na produção industrial.
A próxima edição da operação Cata Pneus vai ser realizada na quarta-feira (13) na região Oeste de Goiânia. A sede da ação vai ficar no bairro Ipiranga e os moradores que tiverem pneus sem uso em suas residência podem levá-los para descarte adequado no local.
(Com informações da Prefeitura de Goiânia)