ATENÇÃO

Após derramamento de agrotóxico, Semad orienta a não banhar no rio Vermelho

Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a não consumir água do Rio Vermelho e evitar banhos no local

Uma colisão entre um caminhão carregado com agrotóxicos e um Fiat Palio deixou duas pessoas mortas e o Rio Vermelho em risco de contaminação. O acidente aconteceu nesta terça-feira (17), na GO-164, próximo à cidade de Goiás, região Noroeste do Estado.

Como a carga poderia contaminar o Rio Vermelho, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi ao local para monitorar a situação. Em nota, a Semad informou que coleta informações sobre o acidente e orienta a população local. Uma equipe do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) também foi enviada para coletar amostras de água do rio.

“A responsável pela carga foi comunicada e deverá contratar uma empresa especializada para fazer o atendimento emergencial, remoção do material e mitigação dos impactos decorrentes do acidente. A população foi orientada a não consumir água do rio Vermelho e não banhar no local”, diz a nota. As circunstâncias do acidente são investigadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão perdeu os freios durante uma descida e atingiu a traseira do Palio. Após a colisão, o veículo saiu da pista e caiu nas proximidades do Rio Vermelho. Os ocupantes do caminhão sofreram ferimentos leves, mas o motorista e o passageiro do carro não sobreviveram ao impacto. Um dos corpos ficou preso nas ferragens e foi necessário o uso de maquinário para remoção.

Durante as operações de resgate, quatro bombeiros tiveram contato com os produtos químicos transportados pelo caminhão e apresentaram sintomas de intoxicação. Dois deles foram encaminhados ao hospital, onde passaram por avaliação médica e foram liberados.