Acordo de mobilidade prevê priorização do transporte coletivo em Goiânia
Entre as ações previstas estão a modernização dos semáforos, a metronização do BRT e a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT)

Um acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o RedeMob Consórcio e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) prevê a adoção de medidas para melhorar a mobilidade urbana em Goiânia, com foco na priorização do transporte coletivo. A proposta faz parte do Programa Nova Mobilidade e foi publicada no Diário Oficial do Município de Goiânia da última quinta-feira (3/4).
Entre as ações previstas estão a modernização dos semáforos, a metronização do BRT e a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que fará a gestão unificada do sistema. O plano também inclui integração de diferentes modais – como bicicletas compartilhadas, táxis digitais e estacionamento rotativo digital – à plataforma da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).
- Prefeituras devem R$ 38 milhões em subsídios ao transporte coletivo da Grande Goiânia; leia
Outro ponto é a elaboração de projetos para melhorar o fluxo em vias arteriais e o compartilhamento da propriedade intelectual dos estudos com o município. A SET ficará responsável pela fiscalização integral das ações.
A medida é uma resposta à queda na velocidade média do tráfego em Goiânia, que nos últimos dez anos foi superior a 40%, segundo dados da própria Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. “Milhares de usuários enfrentam deslocamentos de até uma hora e meia, o que tem levado à migração para o transporte individual, agravando ainda mais a sobrecarga nas vias. O cenário compromete a produtividade do sistema de ônibus, reduzindo o número de viagens realizadas por veículo e elevando os custos operacionais”, diz a Secretaria.
O objetivo do acordo é enfrentar esses gargalos, melhorar a eficiência do sistema de ônibus e incentivar o uso de alternativas sustentáveis de locomoção.
- Polícias terão acesso a câmeras de monitoramento de trânsito em Goiânia; leia