FLAGRA

Adolescente é agredido em abordagem da Guarda Civil em Aparecida

Após a confusão, ele e outros dois jovens foram levados à delegacia, mas liberados em seguida

Adolescente é agredido durante abordagem da GCM em Aparecida de Goiânia (Foto: Reprodução)

Um adolescente de 17 anos foi agredido com um soco no rosto durante abordagem realizada na noite de domingo (24/11), por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), em Aparecida de Goiânia. Após a confusão, ele e outros dois jovens foram levados à delegacia, mas liberados em seguida.

Uma pessoa que estava perto da praça onde vários jovens e crianças brincavam, no Setor Mansões Paraíso, filmou a abordagem, seguida de agressão. Pelo vídeo, dá para ver quando um GCM dá um soco no rosto de um jovem, que não reage.

Segundo algumas pessoas que estavam no local, o adolescente havia sido abordado de forma aleatória, e acabou agredido por ter demorado a explicar para o guarda onde morava. Após a detenção dele, outra pessoa que estava na calçada de um bar nas proximidades, de 18 anos, também teria sido jogada no chão, abordada, e algemada por outros guardas.

Antes de ir embora, ainda conforme o relato das testemunhas que procuraram o Mais Goias para denunciar o caso, os GCMs também efetuaram a detenção de um terceiro jovem, que seguia para casa junto com a esposa, que está grávida. Quando questionados sobre o porquê das prisões, os guardas teriam dito às testemunhas que haviam sido desacatados.

Na Central Geral de Flagrantes de Aparecida de Goiânia, os três conduzidos foram ouvidos pela Polícia Civil, e liberados. A reportagem do Mais Goiás aguarda, desde às nove horas desta segunda-feira (25/11), uma resposta da Secretaria de Segurança Pública Municipal de Aparecida de Goiânia, que ficou de enviar uma explicação sobre o que teria acontecido, o que não ocorreu até a postagem desta notícia. O espaço segue aberto, caso queiram se pronunciar.

Atualização: Nota de Esclarecimento

“A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido no dia 24 de novembro de 2024, no setor Mansões Paraíso, envolvendo uma abordagem da Guarda Civil Municipal na qual foi registrado, em vídeo, um ato de agressão por parte de um agente.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Jorge Luiz Marreiros Saldanha, ressalta que este é um fato isolado e que não reflete os valores e a conduta ética que a instituição preza e exige de seus integrantes.

A Guarda Civil Municipal realiza treinamentos periódicos, orientados por normas técnicas e pelo Procedimento Operacional Padrão (POP), que tem como princípio o respeito à legalidade, à dignidade humana e aos direitos fundamentais.

Diante da gravidade do ocorrido, a Secretaria informa que será instaurado um procedimento de averiguação rigoroso para apurar as circunstâncias dos fatos e tomar as providências cabíveis. Reiteramos que não compactuamos com qualquer tipo de conduta que viole os princípios éticos e legais que norteiam o serviço público.

A Secretaria reforça seu compromisso com a transparência e a segurança da população, e está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.”