Criminalidade

Adolescente é apreendido por tentativa de latrocínio em ônibus de Valparaíso

Jovem de 16 anos atuou com a ajuda de outros dois comparsas que ainda não foram presos

Um adolescente de 16 anos foi preso nesta quinta-feira (12) em Valparaíso por assaltar um ônibus e atirar contra um dos passageiros, prática que configura tentativa de latrocínio. Na última sexta-feira (6), o rapaz entrou no coletivo com outros dois comparsas, que ainda não foram presos, munido com uma arma e uma faca.

O delegado que conduziu as investigações acerca do ocorrido, Henrique Wilson, explicou que no início da tarde da última sexta-feira (6) dois rapazes com uma arma e uma faca, e uma mulher com uma sacola, entraram no ônibus e deram voz de assalto. No momento, doze passageiros, o motorista e o cobrador estavam no coletivo.

Imagens das câmeras de segurança do ônibus mostram o momento em que o rapaz e os outros dois comparsas ameaçam o motorista, que entrega o celular, e em seguido os jovens pulam a catraca. Em seguida, eles exigem o dinheiro do caixa do cobrador, que é recolhido e colocado na mochila que estava com a mulher.

Comparsas enquanto pegam dinheiro do caixa do cobrador (Imagem: Divulgação/ Polícia Civil)

Em seguida, a mulher e o rapaz em posse da faca (o comparsa que não foi preso) passa pelos bancos recolhendo os celulares e pertences de valor dos passageiros. O jovem de 16 anos então dispara contra um passageiro. “Ele alegou que atirou para mostrar que a arma era verdadeira, mas que inha a intenção de atingir apenas o assento do ônibus, como realmente aconteceu”, conta o delegado.

Em posse das imagens de segurança cedidas pela companhia de ônibus, Henrique conseguiu identificar o jovem, pois o mesmo já possuía passagens pela polícia. De acordo com o delegado, o menor já fora apreendido anteriormente duas vezes, uma delas roubando e na outra com uma faca e uma arma falsa.

Henrique esclarece que ainda não identificou o paradeiro dos outros dois envolvidos do crime e não se sabe até o momento se também são menores de idade. Segundo o delegado, o ato infracional cometido pelo jovem é considerado grave e pode acarretar em internação por até três anos.

Tiro pegou no assento do ônibus (Foto: Polícia Civil)