Adolescente que deu à luz em banheiro de Cais em Goiânia disse que não sabia da gravidez
O bebê e a mãe foram transportados estáveis para continuidade de atenção em uma maternidade
A adolescente de 16 anos que deu à luz no banheiro do Cais Amendoeiras, em Goiânia, na tarde da última quinta-feira (16), disse à equipe médica da unidade que não sabia da gravidez. Ela chegou no local acompanhada pelos pais, com queixa de dor abdominal.
De acordo com a equipe médica que atendeu a jovem, durante a classificação de risco ela negou cólica abdominal, sangramento vaginal, e disse não se lembrar da última data da menstruação. Além disso, segundo a equipe, a adolescente disse ter tido uma lipotimia, ou seja, uma sensação de desmaio ainda em casa.
Enquanto aguardava atendimento médico, o pai da adolescente procurou por uma enfermeira por ela ter apresentado piora na dor abdominal. Chamada ao consultório médico, ela relatou ao plantonista que a dor era por constipação intestinal e, naquele momento, estava com vontade de defecar, foi então que ela orientada a ir ao banheiro enquanto o médico a aguardava para o exame físico.
Segundo a equipe médica, até esse momento não seria possível prevê um trabalho de parto ativo, uma vez que a adolescente não indicava possibilidade de gestação e nem apresentava abdome grávidico. Logo depois, uma a enfermeira do bloco foi acionada novamente pelo pai para socorrer a filha que ainda estava no banheiro.
Parto
Conforme relata a equipe médica, quando uma enfermeira chegou no banheiro, a adolescente estava sentada sobre o vaso sanitário acompanhada pela mãe. Ao perguntar o que estava acontecendo a mãe da adolescente respondeu que ela havia dado à luz, ali mesmo.
Segundo a enfermeita o recém-nascido já estava sofrendo afogamento no vaso sanitário. Feito os primeiros atendimentos necessários ao recém nascido e na mãe, eles foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para uma maternida.
De acordo com os pais eles também não sabiam da gestação, por isso não a reportou. O bebê e a mãe foram transportados estáveis para continuidade da atenção.