IMUNIZAÇÃO

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem tomar dose reforço contra a Covid em Goiás

Podem tomar o reforço todos os adolescentes que receberam a segunda dose há no mínimo quatro meses

Prefeitura aplica dose de reforço contra Covid-19 em adolescentes, em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a dose reforço contra a Covid-19 em Goiás. A imunização ocorre após liberação do Ministério da Saúde (MS), na última sexta-feira (27). Jovens precisam ter tomado a 2ª dose há quatro meses.

Na nota técnica publicada pelo MS, o órgão recomenda que a vacinação seja feita preferencialmente com a Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

Até agora, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

Goiânia

Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, neste sábado (29). A vacinação ocorreu em 42 pontos, que funcionaram no segundo ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza e Sarampo.

A aplicação da terceira dose, ou dose reforço, começou logo após a liberação das doses por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nesta etapa, poderão ser usadas doses da Pfizer como primeira opção e Coronavac como segunda opção.

Podem tomar o reforço todos os adolescentes que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses.

Na segunda-feira (30/5), as vacinas estarão disponíveis em 71 salas de rotina, das 8h às 17h, e na Van que estará no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), das 8h às 16h.