Advogado é preso ao tentar entregar celulares para filho preso no CIS de Anápolis
Um advogado foi autuado na tarde desta terça-feira (23) após tentar entregar três celulares para…
Um advogado foi autuado na tarde desta terça-feira (23) após tentar entregar três celulares para o seu cliente – e filho – que está preso no Centro de Inserção Social (CIS), em Anápolis.
Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o caso ocorreu quando o advogado João Batista Canedo, 72 anos, foi visitar o filho no Parlatório da Unidade Prisional. Lá os dois arrombaram a divisória de acrílico a qual separa os espaços reservados a defensor e cliente na sala exclusiva para atendimento jurídico.
Os agentes prisionais escutaram o barulho e flagraram o momento em que o advogado tentava entregar os aparelhos para o filho.O material foi apreendido e o idoso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime contra a administração pública e também por portar carteira da OAB com registro cancelado.
A direção da unidade abriu um procedimento administrativo para a aplicação das possíveis punições ao detento. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás, se posicionou sobre o assunto. Confira na íntegra a nota assinada pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), David Soares da Costa Júnior:
“A OAB Goiás foi informada do caso e esclarece que constatou, em consulta ao Cadastro Nacional de Advogados, que a inscrição de João Batista Canedo encontra-se cancelada, em razão disso, entende que ele não goza das prerrogativas profissionais, garantias exclusivas dos advogados regularmente inscritos junto à seção de Goiás da OAB”.