Judiciário

Advogados protestam contra proposta do TJ-GO de anexar comarca de Rialma à de Ceres

De acordo com a organização do evento, cerca de 300 pessoas se reuniram no local

Foto: Divulgação

Advogados de Rialma, a cerca de 185 km de Goiânia, se reuniram em frente à Câmara Municipal da cidade para protestarem contra a proposta de anexação da comarca à de Ceres. De acordo com a organização do evento, cerca de 300 pessoas se reuniram no local.

A manifestação aconteceu por volta das 17 horas e contou com a presença do prefeito da cidade, Fred Vidigal (PTB). No local, os presentes adesivaram carros que passavam com materiais contra a medida.

Na proposta de anexação, feita em um ofício do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), consta que as cidades são localizadas geograficamente na mesma região e que as populações possuem bastante vínculo entre si. Entretanto, tanto a OAB-GO quanto os advogados discordam da proposta.

A advogada Nathaly Rios, que participou da organização do ato, disse ao Mais Goiás que as populações das duas cidades são contra a anexação. Ela firmou que, se a medida for implementada, haverá uma sobrecarga de processos.

“Atualmente temos uma média de 4.330 processos ativos em Rialma”, disse Nathaly. “Em ceres são 9.589 e em Carmo do Rio Verde são 2.935 processos. A comarca de Carmo do Rio Verde já foi anexada a Ceres, ou seja, já houve um sobrecarregamento processual”, pontuou.

Nathaly afirmou também que o objetivo da manifestação é resguardar o amplo acesso à justiça. “A comarca de Rialma abrange as cidades de Santa Izabel, Rianapolis e Rialma e que não há qualquer tipo de transporte público nesses municípios. Entramos diversas vezes em contato com o TJ que sempre vem jogando panos frios em cima da situação. Não nos foi repassado qualquer tipo de posição quanto as mudanças que irão ocorrer no município”, concluiu.