turismo

Agências de viagens de Goiás apostam em pacotes promocionais no pós-Carnaval

Desafio para empresas de viagem que querem atrair clientes é o alto valor do ticket médio das passagens aéreas

Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás

Viajar após a temporada de festas de Carnaval pode sair mais barato. Com o início da baixa temporada, agências de viagens apostam em pacotes promocionais para aqueles que desejam curtir as últimas semanas do verão brasileiro.

Por outro lado, o empresário Alexandre Tinoco, dono de uma agência de viagens, destaca que em meio às promoções de pacotes, as companhias aéreas aumentaram o valor do ticket médio para viajar. Segundo ele, as passagens estão bem mais caras, inclusive para viagens nacionais.

”As passagens estão bem mais caras. Nestes últimos três meses mudou um pouco, mas as passagens aéres estavam altíssimas em um preço exorbitante, viajar dentro do Brasil estava mais caro do que ir para a Europa”, disse Alexandre ao Mais Goiás.

Diferente do ano passado, 2024 tem menos feriados prolongados, e segundo o empresário isso impacta porque muita gente quer viajar, mas precisa esperar pela alta temporada, ou seja, o que quase não terá em 2024.

Turismo e economia

A volta do turismo depois do período de pandemia de Covid-19 foi de extrema importância para a economia do país. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, no Brasil, o turismo representa 8,1% do PIB do país e emprega mais de 6,9 milhões de pessoas.

As restrições de viagens e o isolamento social teve forte impacto no mercado turístico, gerando um problema econômico que só começou a ser visivelmente recuperado a partir de 2022.

O empresário Alexandre Tinoco ressalta que em 2024, a demanda por viagem subiu consideravelmente porque as pessoas ficaram muito tempo sem poder se locomover entre municípios, estados e países.

”Esse ano foi atípico. Devido o pessoal ter ficado tanto tempo sem viajar, a demanda subiu muito”, comenta Alexandre.

Turismo goiano

Os municípios turísticos de Pirenópolis e Alto Paraíso podem ganhar voos comerciais diretos em breve, conforme revelou a Goiás Turismo ao Mais Goiás.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, há negociação com a Azul e outras companhias menores para levar voos para Alto Paraíso e Pirenópolis.

Pirenópolis e Alto Paraíso recebem turistas de todo o Brasil e do exterior, durante todo o ano. As cidades são conhecidas por suas belezas naturais e, principalmente, por suas cachoeiras, arquitetura, fauna e flora.