Resgate | Goiânia

Agente da SMT isola via por 3h para cuidar de égua atropelada em Campinas

Uma agente da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Goiânia chamou a atenção nas redes…

Uma agente da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Goiânia chamou a atenção nas redes sociais após amparar uma égua atropelada por um carro, no Setor Campinas, na última segunda-feira (17). Graziella Neres Fleury fez carinho no animal para acalmá-lo, e ficou ao seu lado até que fosse resgatado e encaminhado ao Centro de Zoonoses. Exame constatou que o animal sofreu fratura na pata direita.

A agente informou que sua equipe foi acionada para controlar o trânsito depois do acidente. “Pelo horário havia um fluxo muito grande de veículos. Como ela estava muito agitada – lembrei que esses animais têm uma audição muito acurada -, decidimos isolar totalmente a via para que ela ficasse mais tranquila”.

Segundo Graziella, as pessoas que estavam próximas ao local também decidiram ajudar. Uma vizinha levou um balde de água para dar ao animal e os funcionários de um posto de combustíveis providenciaram um toldo para amenizar o sol sobre o equino. A agente disse ainda, que ficou conversando com a égua e até deu um nome para ela: Canela.

Resgate

A equipe da SMT chegou ao local do acidente por volta de 8h40. A retirada do animal ocorreu por volta de meio dia, com a ajuda de um guincho com rampa, da própria secretaria. A ‘Canela’ foi então conduzida ao Centro de Zoonozes, e, depois, para uma clínica veterinária.

Sobre a causa do acidente, Grazilla disse que foi informada de que a égua estava acompanhada de um cavalo e, ao se movimentarem no cruzamento da Rua Senador Jaime com a Avenida Perimetral, a fêmea acabou sofrendo um acidente, depois de bater a pata traseira na porta de um carro que passava pela via.

Tratamento

Após ficar sabendo do caso, o estudante de direito, Marco Berquó, assumiu a responsabilidade sobre o tratamento da ‘Canela’. A égua deverá ser submetida a uma cirurgia ainda na tarde desta terça-feira (18), e os custos podem chegar a R$ 15 mil. O estudante falou à reportagem que está providenciando uma Vakinha online, juntamente com a clínica que está atendendo o animal, para cobrir todos os gastos.

Marco disse ainda que cuida de 32 animais, entre cães e gatos, na sua própria casa. “Já trabalho com resgate de animais de rua – esse é o primeiro de grande porte – e ao ver a situação da égua larguei tudo que estava fazendo para tentar ajudar. Esperamos que tudo saia bem na cirurgia e que a ‘Canela’ esteja recuperada em breve”, finalizou.