Álcool no pão de forma? Detran-GO explica que consumo pode acusar no bafômetro
Limite legal para motoristas é de 0,04 mg/l, o que significa que o alimento pode, sim, influenciar no resultado do teste do bafômetro
Um experimento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e publicado em suas redes sociais, na terça-feira (16), confirmou a presença de álcool em pão de forma. O estudo ocorreu após a divulgação de uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que apontou altos níveis da substância em algumas marcas do produto.
O experimento registrou 0,12 mg/l de álcool no hálito de uma pessoa que havia consumido duas fatias de pão de forma. O limite legal para motoristas é de 0,04 mg/l, o que significa que o alimento pode, sim, influenciar no resultado do teste do bafômetro.
A Proteste revelou que algumas das marcas de pão mais populares no Brasil apresentam teores elevados de álcool. Inclusive, três delas podem levar o consumidor a ser reprovado no bafômetro após a ingestão de apenas duas fatias.
Diante dos resultados, o Detran-GO e a Proteste alertam os motoristas para que fiquem atentos à composição dos alimentos processados antes de dirigir, especialmente se consumidos em grande quantidade. “Além de não beber e dirigir, a dica é: se for consumir qualquer alimento processado logo antes de dirigir, fique atento à composição”, destacava a publicação do órgão goiano.