Meio-Ambiente

Alertada pelo cão, mulher encontra jaguatirica na despensa de casa

Animal foi solto em uma área de preservação ambiental da cidade, na RegiãoSudoeste de Goiás

Jaguatirica Resgatada (Foto: Airton Katayama/Arquivo pessoal)

Uma jaguatirica foi resgatada após ser encontrada na despensa de uma casa, no município de Mineiros. Após o resgate, o felino macho adulto foi devolvido à natureza. O animal foi solto em uma área de preservação ambiental da cidade, na RegiãoSudoeste de Goiás.

A jaguatirica foi resgatada e libertada de forma voluntária pelo professor e biólogo, Airton Katsuyama. O biólogo filmou o momento de devolução do animal à seu habitat natural.

A ação de resgate aconteceu na manhã da última sexta-feira (16), em um imóvel residencial no perímetro urbano de Mineiros.De acordo com o professor, a moradora da casa onde o felino foi encontrado ouviu o latido insistente de seu cachorro, que olhava desconfiado em direção ao cômodo.

Depois de verificar o que incomodava seu cão, a moradora da casa pensou que se tratava de um gato do mato e chamou o biólogo para fazer o resgate com segurança. Airton afirma que, normalmente, o resgate de felinos necessita de sedativos, pois é muito perigoso.

No entanto, na ocasião a jaguatirica já estava encurralada em um cômodo e foi necessário apenas tocá-la para gaiola e levá-la de volta à natureza. O biólogo ainda declarou que o animal estava saudável, sem ferimentos, e foi levado para uma área de preservação ambiental no município com cerca de 40 mil hectares de área preservada.

Além de biólogo, o professor Airton é Fundador de um instituto que leva seu nome, uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha pela preservação ambiental. O biólogo já é conhecido na cidade porque ajuda em resgates desse tipo com regularidade.