Tempo Seco

Alunos e professores reclamam da falta de água em colégio no Jardim América

Setor e outros bairros da capital também sofrem com a seca devido à baixa da vasão do Rio Meia Ponte

Alunos e funcionários do Colégio Estadual Jardim América estão sofrendo com a falta de água na instituição de ensino desde a noite desta segunda-feira (16). Cerca de mil alunos, nos três turnos, estão sendo prejudicados nesse tempo seco que assola Goiânia nos últimos meses.

Segundo a diretora da escola, Rosirene Dias, os alunos do período da manhã estavam com uma programação cultural para ser realizada hoje e que, após esse evento, os alunos serão liberados. “Já ligamos na Saneago e recebemos a informação que até as 15 horas o fornecimento será reestabelecido”, destaca a educadora.

A diretora conta que as aulas, por enquanto, não estão suspensas. Como o ambiente escolar foi limpo ainda ontem, os funcionários só estão mantendo basicamente a organização do local. Porém, Rosirene ressalta que para manter os alunos do turno vespertino no local será necessária a compra de água. “Terei que comprar galões de água para os alunos beberem nesse calor”, conta.

Em nota, a Saneago confirmou que o setor está sem água porque a área é abastecida pelo reservatório Atlântico, que tem a captação feita pelo Rio Meia Ponte. Mas, como  a vazão do rio diminui mais uma vez, o abastecimento foi comprometido em bairros das regiões Norte e Sudoeste de Goiânia e alguns setores de Aparecida de Goiânia.

A companhia informa que a escola e unidades de saúde que tiverem afetados podem solicitar junto a Saneago o atendimento com caminhões pipas. A empresa também ressalta que está informando, através dos meios de comunicação, sobre a situação do Rio Meia Ponte e sobre a utilização consciente do uso de água até retornar a estabilidade do sistema.