Alunos goianos da rede estadual de ensino conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia
Alunos do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas estaduais de Goiás somaram…
Alunos do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas estaduais de Goiás somaram 80 medalhas na Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA). 17 foram de ouro, 29 de prata e 34 de bronze. Esta é a terceira edição da competição, que reuniu cerca de 200 instituições de ensino públicas e particulares.
Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), no nível 1 destinado a alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) foram 39 medalhas (9 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze). No Nível 2 (Ensino Médio) foram 41. Sendo 8 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. O Nível 1 contou com 93 escolas participantes e o Nível 2 com 103.
O Colégio Estadual Alceu de Araújo Roriz, de Luziânia, recebeu o título de vice-campeão na olimpíada de 2019 na categoria de Ensino Fundamental II. Isso porque a instituição de ensino obteve 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.
Quanto ao nível 2, referente ao ensino médio, 39 estudantes da rede estadual foram classificados. Nesse contexto, foram conquistadas 8 medalhas de ouro, 15 de prata e 16 de bronze.
A Olimpíada
A OGA é promovida pela Sociedade Goiana de Divulgação Científica (SGDC) em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Santa Helena de Goiás. Esse é um projeto de extensão universitária.
O intuito é desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemático entre os estudantes de redes públicas e particulares. As provas são aplicadas individualmente e não é permitida a consulta aos livros nem à internet.