Ambulatório da Maternidade Dona Iris é reaberto
Decisão foi tomada após a SMS finalizar o repasse de março à FundaHC, instituição responsável por administrar da unidade
O ambulatório do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira (18). A realização de novos exames, consultas e cirurgias eletivas estavam suspensas desde o dia 23 de março por causa da dívida milionária da Prefeitura de Goiânia com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FundaHC) – instituição responsável pela administração da unidade.
Para diminuir os gastos mensais da maternidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia decidido que o hospital atenderia apenas a urgência e emergência, como acontecia quando a unidade foi inaugurada. A demanda por consultas e demais serviços seriam absorvidos por outras unidades da Rede Municipal de Saúde.
Entretanto, de acordo com o diretor-executivo da fundação, José Antônio de Morais, em reunião com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrue, ficou decidido que o HMDI teria o ambulatório reaberto. “Recebemos os repasses de janeiro a março e temos a promessa de que o mês de abril será pago ainda hoje. A dívida da gestão passada foi negociada”, afirmou o diretor.