Tragédia em Caldas Novas

Amiga da família diz que todos estão ‘incrédulos’ com morte de menina eletrocutada

Júlia Honória Franco, de 8 anos, morreu após levar um choque depois de encostar em uma decoração natalina. Fios desencapados foram encontrados no local

Amiga da família diz que todos estão 'incrédulos' com morte de menina eletrocutada

Naftali Gomes, amiga da família da pequena Júlia Honória Franco, de 8 anos, diz que todos incrédulos com a morte da pequena. A menina foi vítima de uma descarga elétrica após encostar numa decoração natalina da Praça Mestre Orlando, em Caldas Novas, na noite da última sexta-feira (27).

Segundo Naftali, Júlia estava acompanha com a família quando encostou no enfeite natalino. De imediato, a criança desmaiou. Ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Porém, ela não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. De acordo com a amiga, a família não trata o caso como uma fatalidade.

[olho author=””]”A polícia encontrou fios desencapados no local. Toda a família está em choque com toda essa situação. Foi tudo muito rápido. A família espera justiça para que outras mães não venham sentir a dor que a mãe da Júlia está sentindo nesse momento”, destaca.[/olho]

A garota foi velada e enterrada na manhã deste sábado (28) no Cemitério Jesus de Nazaré, na cidade. Naftali conta que a despedida foi marcada por muita emoção. “A mãe chorava muito sobre o caixão. Ela tinha outros dois irmãos, de 10 e de 2 anos. A mais velha, que já entende tudo o que está acontecendo, me perguntou quem iria brincar com ela. Meu coração doeu”, disse, emocionada.

Naftali conta que a família ficou toda a quarentena dentro de casa e resolveram sair para levar as crianças para visualizarem a iluminação de Natal. “Não dá para tratar isso com o acidente. Imagina se a Júlia tivesse com a outra irmã, na qual era muito grudada? A dor dessa mãe seria ainda maior. A gente espera que os responsáveis sejam punidos, pois é o mínimo, já que nada trará a pequena Júlia de volta”, desabafa.

Amiga da família diz que todos estão 'incrédulos' com morte de menina eletrocutada
Local foi interditado após a morte (Foto: Divulgação/Hedson Arantes)

Investigação

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caldas Novas, informou, através de uma nota, que já foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. As investigações ficarão a cargo do delegado Rodrigo Pereira.

Ainda segundo o texto, a Polícia Técnico-Científica fez o trabalho “in loco”. A ocorrência da Polícia Militar (PM) destaca que um eletricista da prefeitura foi ao local logo após o ocorrido e constatou que “toda ferragem onde estavam instalados os anjos, [que fazem parte da decoração] em um percurso de aproximadamente 60 metros, estava energizada”.

Em outro trecho da ocorrência diz que, por isso, foi necessário desligar toda a decoração “para evitar outro acidente.” Fotos obtidas pela Polícia Civil (PC) mostram que havia fios desencapados que eram utilizados na decoração. O Instituo Médico Legal (IML) também esteve no local para realizar o exame cadavérico. “A investigação tem o objetivo de esclarecer toda a dinâmica dos fatos e individualizar a responsabilidade dos envolvidos na morte da vítima”, finaliza a nota da Polícia Civil. 

Amiga da família diz que todos estão 'incrédulos' com morte de menina eletrocutada
Fio desencapado encontrado no local da iluminação (Foto: divulgação/PC)

Nota da Prefeitura de Caldas Novas

Por meio de nota, a prefeitura de Caldas Novas afirmou que “está à disposição para ajudar nas investigações da Polícia Civil.”. Em outro trecho, a prefeitura manifesta o pesar pela morte de Júlia e afirma que a decoração foi realizada por profissionais “capacitados há mais de 10 anos” e que “o momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo.”

Leia a nota completa na íntegra. 

[olho author=”Secretaria de Turismo de Caldas Novas”]A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Turismo, vem a público manifestar seu profundo pesar pela fatalidade ocorrida na última sexta-feira (27), na Praça Mestre Orlando. Uma criança, moradora do município, veio a óbito após encostar em um poste de energia, que faz parte da decoração natalina, deste ano. Apresentamos aqui as condolências aos familiares da criança.

Salientamos que a equipe de montagem do local, são profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos.

De todo modo, as investigações já começaram a ser feitas pela Polícia Civil e a Polícia Técnico Científica, com todo suporte da Prefeitura Municipal, que se coloca a disposição para ajudar no que for preciso. Aguardamos o resultado das investigações.

O momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo. Nossos sentimentos a todos.

Destacamos que o objetivo da decoração natalina é embelezar a cidade e promover mais um cartão postal para moradores e turistas. Entretanto, lamentamos a tragédia ocorrida.[/olho]