Amiga da família diz que todos estão ‘incrédulos’ com morte de menina eletrocutada
Naftali Gomes, amiga da família da pequena Júlia Honória Franco, de 8 anos, diz que…
Naftali Gomes, amiga da família da pequena Júlia Honória Franco, de 8 anos, diz que todos incrédulos com a morte da pequena. A menina foi vítima de uma descarga elétrica após encostar numa decoração natalina da Praça Mestre Orlando, em Caldas Novas, na noite da última sexta-feira (27).
Segundo Naftali, Júlia estava acompanha com a família quando encostou no enfeite natalino. De imediato, a criança desmaiou. Ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Porém, ela não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. De acordo com a amiga, a família não trata o caso como uma fatalidade.
[olho author=””]”A polícia encontrou fios desencapados no local. Toda a família está em choque com toda essa situação. Foi tudo muito rápido. A família espera justiça para que outras mães não venham sentir a dor que a mãe da Júlia está sentindo nesse momento”, destaca.[/olho]
A garota foi velada e enterrada na manhã deste sábado (28) no Cemitério Jesus de Nazaré, na cidade. Naftali conta que a despedida foi marcada por muita emoção. “A mãe chorava muito sobre o caixão. Ela tinha outros dois irmãos, de 10 e de 2 anos. A mais velha, que já entende tudo o que está acontecendo, me perguntou quem iria brincar com ela. Meu coração doeu”, disse, emocionada.
Naftali conta que a família ficou toda a quarentena dentro de casa e resolveram sair para levar as crianças para visualizarem a iluminação de Natal. “Não dá para tratar isso com o acidente. Imagina se a Júlia tivesse com a outra irmã, na qual era muito grudada? A dor dessa mãe seria ainda maior. A gente espera que os responsáveis sejam punidos, pois é o mínimo, já que nada trará a pequena Júlia de volta”, desabafa.
Investigação
A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caldas Novas, informou, através de uma nota, que já foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. As investigações ficarão a cargo do delegado Rodrigo Pereira.
Ainda segundo o texto, a Polícia Técnico-Científica fez o trabalho “in loco”. A ocorrência da Polícia Militar (PM) destaca que um eletricista da prefeitura foi ao local logo após o ocorrido e constatou que “toda ferragem onde estavam instalados os anjos, [que fazem parte da decoração] em um percurso de aproximadamente 60 metros, estava energizada”.
Em outro trecho da ocorrência diz que, por isso, foi necessário desligar toda a decoração “para evitar outro acidente.” Fotos obtidas pela Polícia Civil (PC) mostram que havia fios desencapados que eram utilizados na decoração. O Instituo Médico Legal (IML) também esteve no local para realizar o exame cadavérico. “A investigação tem o objetivo de esclarecer toda a dinâmica dos fatos e individualizar a responsabilidade dos envolvidos na morte da vítima”, finaliza a nota da Polícia Civil.
Nota da Prefeitura de Caldas Novas
Por meio de nota, a prefeitura de Caldas Novas afirmou que “está à disposição para ajudar nas investigações da Polícia Civil.”. Em outro trecho, a prefeitura manifesta o pesar pela morte de Júlia e afirma que a decoração foi realizada por profissionais “capacitados há mais de 10 anos” e que “o momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo.”
Leia a nota completa na íntegra.
[olho author=”Secretaria de Turismo de Caldas Novas”]A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Turismo, vem a público manifestar seu profundo pesar pela fatalidade ocorrida na última sexta-feira (27), na Praça Mestre Orlando. Uma criança, moradora do município, veio a óbito após encostar em um poste de energia, que faz parte da decoração natalina, deste ano. Apresentamos aqui as condolências aos familiares da criança.
Salientamos que a equipe de montagem do local, são profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos.
De todo modo, as investigações já começaram a ser feitas pela Polícia Civil e a Polícia Técnico Científica, com todo suporte da Prefeitura Municipal, que se coloca a disposição para ajudar no que for preciso. Aguardamos o resultado das investigações.
O momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo. Nossos sentimentos a todos.
Destacamos que o objetivo da decoração natalina é embelezar a cidade e promover mais um cartão postal para moradores e turistas. Entretanto, lamentamos a tragédia ocorrida.[/olho]