Anápolis: 70% dos casos de Covid-19 foram nas últimas 3 semanas
Vinte e nove casos confirmados de Covid-19 em Anápolis foram registrados nas últimas três semanas.…
Vinte e nove casos confirmados de Covid-19 em Anápolis foram registrados nas últimas três semanas. O número representa 70% dos registros na cidade, segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre os dias 15 de março e 4 de abril, foram notificados 12 casos, o que corresponde a 30% e o restante todo no mês de abril.
O município possui 44 pacientes e uma morte relacionada a doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2.
Os dados da secretaria mostram que o aumento mais recente registrado se deu sobretudo entre os dias 12 e 18 de abril. Naquele período, foram registrados 20 novos casos. O pico tem relação direta com um surto registrado em uma empresa de origem alemã no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), que contribuiu com 14 casos positivos entre trabalhadores com residência no município.
Na ocasião do surto na empresa, a Vigilância Sanitária chegou a interditar os trabalhos e afastar 161 trabalhadores por sete dias para cumprirem isolamento social em casa.
Um levantamento realizado pela Universidade Evangélica, mostra que cinco bairros anapolinos registram presença de doentes de Covid-19. Entre eles, estão Jundiaí, Setor Central, Itatiaia, Jardim Progresso e Jardim América (veja a relação completa no mapa).
Casos
Ainda segundo o levantamento da pasta, Anápolis possui uma média de infectados pelo coronavírus maior que a média estadual. Enquanto a média de Goiás é 9,4 pacientes por 100 mil habitantes, a média anapolina é de 10,6. Para efeitos comparativos, Goiânia, a cidade com maior número de casos, possui média de 24 por 100 mil habitantes, enquanto o número do país chega a 31,6.
Seguindo tendência mundial, homens são os mais atingidos pela doença em Anápolis. Pacientes do sexo masculino são 76% do total, com uma proporção aproximada de três casos em homens para cada um caso em mulheres.
Também é de 70 % a proporção dos casos confirmados entre 20 a 49 anos. Até o momento, apenas dois casos foram confirmados na faixa etária de zero a 10 anos, um em uma criança de 3 anos e outro em uma criança de 10 anos.
A faixa etária que compreende idosos, a partir de 60 anos, corresponde a 12% dos casos confirmados.