COVID

Anápolis decreta fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados

Decreto torna facultativo o uso da proteção a partir deste sábado (12)

Fiocruz: provocada pela Ômicron, terceira onda está terminando (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Decreto da Prefeitura de Anápolis torna facultativo o uso de máscaras em locais fechados do município a partir deste sábado (12). Documento publicado no Diário Oficial permite acesso e permanência de pessoas nas dependências de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da cidade. Autorização também contempla convivência em ambientes e veículos de uso público restrito controlado no âmbito do município.

A obrigatoriedade do uso de máscaras se mantém, por exceção, quando relativa aos serviços assistenciais de saúde. Funcionários, profissionais, usuários, visitantes e demais pessoas que se encontrem nessas unidades devem adotar a proteção facial de acordo com as definições e normativas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aponta nota técnica que ampara decisão do prefeito Roberto Naves (PP).

Desobrigação do uso de máscaras em locais abertos da cidade foi publicada no último 15/2

O uso de máscaras em locais abertos em Anápolis foi tornado facultativo no último 15 de fevereiro. De acordo com a administração, dados coletados pelos departamentos de Saúde estadual e federal, amparam a decisão de flexibilizar medidas de contenção do vírus.

Anápolis tem 90% da população imunizada com a primeira dose contra Covid-19

Segundo a nota técnica assinada pelo secretário municipal de Saúde de Anápolis, Júlio César Teles Spíndola, publicada neste sábado, número de óbitos em Goiás está em queda, trajetória descendente também verificada nos cenários nacional e municipal. A informação é reforçada pelos números de vacinação da cidade: 90% da população anapolina foi imunizada com a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Outros 75% já se vacinaram com a segunda dose. Documento não revela percentual de imunizados com a terceira aplicação.

“Dessa forma, conforme os dados estatísticos, é a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde que o município de Anápolis adote novas medidas como diretrizes de enfrentamento e controle da Covid-19 e como consequência revise o protocolo de saúde que define as medidas de prevenção e controle de ambientes e pessoas, assim como as medidas restritivas relacionadas às atividades econômicas e não econômicas dos estabelecimentos e/ou da prestação de serviços que estiverem em funcionamento durante o período de pandemia no município de Anápolis”, escreveu o Júlio César no documento.

“Pandemia não se encerrou”, alerta secretário

O gestor em Saúde, ressalta, porém que a pandemia não se encerrou e que o comportamento da população pode refletir diretamente na evolução da disseminação da doença.

“Por isso, ficam mantidas as orientações de que os casos sintomáticos e seus contatos diretos cumpram com o isolamento recomendado além da manutenção das ações de higiene pessoal e ambiental, o distanciamento social, e medidas de etiqueta respiratória como fundamentais para o controle da transmissão de Covid-19, com objetivo de controle na disseminação do vírus”, sublinhou.

Nota técnica ressalta que a decisão pode ser revista a qualquer momento, diante dos panoramas sanitários epidemiológicos apresentados.