Anápolis determina suspensão de atividades não essenciais por 10 dias
Iniciativa é parte do esforço da prefeitura para tentar conter o avanço da covid-19 na região
A Prefeitura de Anápolis publicou, nesta quinta-feira (4), um decreto em que determina a suspensão do funcionamento de todas as atividades consideradas não essenciais da cidade a partir de amanhã, sexta-feira (5). Conforme o documento, a medida terá vigor até a madrugada do dia 15 de março. A iniciativa é um esforço da prefeitura para tentar conter o avanço da covid-19 na região, que apresenta risco alto de contaminação.
Segundo o decreto, os efeitos de suspensão começam a partir das 19h de amanhã e seguirão até às 4h do dia 15. Além do fechamento das atividades não essenciais, o documento reforça a proibição de aglomerações e a obrigação do uso de máscara no município. A Vigilância Sanitária ficará por conta de monitorar o cumprimento das normas sanitárias e será auxiliada pela Polícia Militar.
Se enquadram nas atividades essenciais, cujos estabelecimentos permanecerão abertos, os locais que oferecem serviços de saúde, como atendimento de urgência e emergência, farmácias e laboratórios; estabelecimentos do ramo alimentício e agropecuário como açougues, supermercados, padarias, frutarias e laticínios; serviços de call center e empresas de segurança pública privada; hotéis e pousadas e outros [confira o decreto aqui].
O documento tem vigor por 10 dias e determina que, em “qualquer situação o funcionamento das atividades deverá obedecer rigorosamente a todos os protocolos, notas técnicas e demais normativas vigentes e em especial”.
Atualmente, Anápolis está enquadrado em risco alto quanto à contaminação por covid-19 e o risco de colapso da saúde é tido como moderado. Segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde hoje, o município tem 24.516 casos confirmados de coronavírus; 22.104 recuperados; 116 internados e 516 óbitos.