RANKING

Anápolis e Porangatu aparecem entre as 10 cidades mais rápidas para abrir empresas no Brasil

A cidade anapolina puxa a liderança do ranking com tempo recorde de 17 minutos

Juceg e o balanço da abertura de empresas em Goiás (Foto: Divulgação)

As cidades de Anápolis, na região central, e Porangatu, no norte de Goiás, se destacam em ranking de cidades mais agéis para abertura de novos negócios. De maneira geral, o Estado apresenta desempenho superior à média nacional. Os dados foram extraídos do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal e são comemorados pelo Governo de Goiás.

Com abertura de empresas em tempo recorde de até 17 minutos, Anápolis puxa a liderança do ranking. Porangatu está em 7º lugar, com 2 horas e 15 minutos. Ainda assim, muito à frente da média nacional, que é de 1 dia e 3 horas.

Para Euclides Barbo Siqueira, presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), a posição de Porangatu já é reflexo da desburocratização para abertura de empresas implantada no município. A cidade é a primeira em Goiás a integrar 100% dos serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0. “Porangatu e outras quatro cidades do Estado foram escolhidas para o projeto-piloto da Juceg, Sebrae, Vox Tecnologia e prefeituras”, explica.

Goiás também vem na esteira de um desempenho bem menor que a média nacional. Uma pessoa que almeja ser empresário em solo goiano, leva menos de um dia para consolidar seu empreendimento.

Crescimento expressivo no número de empresas

Goiás também se destaca pelo crescimento expressivo no número de empresas abertas em 2023. O estado ocupa o 5º lugar no ranking nacional, com um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior, totalizando 155.560 novos negócios.

Goiânia também se destaca no cenário nacional. A cidade figura entre as capitais que formalizam novos negócios em até 12 horas, facilitando a vida do empreendedor goiano.

O Mapa de Empresas é divulgado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e Diretoria Nacional de Registro Empresarial e Integração, ligadas ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.