Anápolis (GO) tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos
Boletim foi emitido pela SES na última sexta (12) e ainda aponta que Goiás possui 60 casos confirmados da doença
O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) aponta que Anápolis possui seis casos em investigação de varíola dos macacos (Monkeypox). O documento foi emitido pela SES-GO na última sexta (12) e ainda informa que Goiás possui 60 casos confirmados da doença.
Destes confirmados, 46 são moradores de Goiânia. Há, ainda, sete casos em Aparecida de Goiânia. Municípios com um caso são: Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Itaberaí e Luziânia e Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.
Apenas Chapadão do Céu, Jaraguá, Mineiros e Rio Verde não notificaram casos suspeitos de varíola dos macacos. Segundo a pasta, há outros 246 casos suspeitos no Estado.
Em Anápolis, o atendimento especializado é feito no Hospital Estadual de Urgências Dr. Henrique Santillo (Heana). Inicialmente serão sete hospitais estaduais distribuídos em todo Estado para atendimento de casos suspeitos: HDT, HECAD, HEMAP, SANTA HELENA, JATAI, HEANA, URUAÇU.
Modo de transmissão segundo a SES:
Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)
Medidas de prevenção:
- Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados).
- Evitar contatos próximos com pessoas com suspeita ou confirmadas de Monkeypox; – Evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas) na pele;
- Usar máscara em ambientes (abertos/fechados) com aglomeração de pessoas;
- Não compartilhar objetos pessoais: toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.