Anápolis sedia campeonato de Beach Tennis neste fim de semana
Esta será 3ª edição do evento que conta com 126 equipes de todas as idades e são dividias por categoria B, C e D
Acontece neste final de semana a 3ª edição do Torneio Maresia de Beach Tennis, em Anápolis. De acordo com organizadores do evento, 126 equipes foram inscritas na competição. Podem disputar a competição qualquer pessoa que contemple as seguintes categorias: masculino B, C, D, feminino B, C e D, e categoria mista C e D
A competição começa com a fase de grupos, momento em que é disputado um set de seis games. As duas melhores duplas de cada grupo avançam para as fases eliminatórias. O torneio terá, ainda, a presença do árbitro geral da Confederação de Beach Tennis (CBT). A semifinal será em mata-mata e o set será disputado em seis games, em caso de empate, vai a sete. Se empatar 6×6, disputa-se um tie break de sete pontos.
Para a organizadora do evento, Luciana Camilo, o esporte em Anápolis tem crescido cada vez mais. “O beach tennis é praticado na cidade desde 2018, no Maresia, que foi a primeira arena a trazer a prática do esporte. Ao longo desse período, muitas pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, desde crianças, nos procuram”, destaca.
O campeonato conta com diversos patrocinadores e é aberto ao público, que poderá comprar o ingresso em lojas de calçados, roupas, restaurantes, djs e até massagens.
“O beach tennis é um esporte que agrega muito a família. É um ambiente totalmente prazeroso, onde jogam marido e esposa, filhos, pais”, finaliza Luciana.
O Maresia Esportes fica localizado na Rua D qd- 4 Lt 29 – Granjas Sânto Antônio
Saiba mais sobre o esporte
O tênis de praia (beach tennis) é um esporte novo, inspirado no frescobol. Foi criado há apenas 34 anos, na província italiana de Ravenna e pode ser jogado individualmente ou em duplas. Em 1996, as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e, desde então, campeonatos ocorrem em todo o mundo com atletas profissionais da modalidade.
O beach tennis é praticado em uma quadra de areia nivelada, parecida com a do vôlei de praia, com raquete e bolinhas próprias para o esporte. O objetivo dos jogadores é projetar a bola sobre a rede, em direção ao campo adversário, sem deixar ela cair no seu lado da quadra. Essa, inclusive, é uma das regras que diferem o beach tennis do tênis tradicional, no qual é permitido que a bola pingue uma vez antes de o jogador bater nela com a raquete – o que não acontece na areia.
Geralmente, as partidas são disputadas no estilo “melhor de 3” e ganha quem vencer dois dos três sets. Mas isso pode variar de acordo com a competição.