SAÚDE

Anápolis supera a marca de 600 casos de Dengue confirmados em 2022

Aumento de casos foi de 205% comparado com o ano passado

Agendes identificam focos do mosquito da Dengue em 8 de cada 10 imóveis visitados ( Foto: Bruno Velasco/ Prefeitura)

Os casos suspeitos de dengue têm sido a maior demanda das unidades de saúde em Anápolis nos últimos meses. Dados da secretaria municipal de saúde, revelam que entre os meses de janeiro e fevereiro foram confirmados 609 casos, só no último mês foram 264 pessoas que foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

 

De acordo com boletim epidemiológico, o aumento foi de 205% em relação aos casos notificados comparando ao mesmo período do ano passado.  Atualmente 3 casos de morte pela doença são investigados em Anápolis.

 

A reportagem do Mais Anápolis conversou com a estudante Daniela Santos, moradora do bairro Jardim Arco Verde, que teve dengue no início do mês de março. Ela contou que sentiu dor no corpo, febre e dor de cabeça.

 

“Quando eu estava muito ruim, procurei o UPA. Tinha muitas pessoas esperando atendimento, foram 2 horas de espera por causa da quantidade pacientes. Aqui em casa o meu padrasto teve também e uma vizinha também estava com suspeita”, comenta.

 

Os dados do boletim epidemiológico mostram que no bairro Jardim Arco Verde foram registrados 17 casos nesse período. Os bairros com maior número de registros são:  Recanto do Sol com 45, Setor Central com 39 e Jundiaí com 28.

 

A gerente de endemias de Anápolis, Patrícia Godói, comenta 8 em cada 10 casas visitadas pelos agentes, têm ambientes ideais para os criadouros do mosquito.  “Nós direcionamos mais agentes para esses bairros. O problema é que os agentes encontraram muito lixo dentro da casa das pessoas, calhas com muito armazenamento de água e água parada no próprio lote.”

 

Godoi garante que o foco da gerencia está voltado para esses bairros com maior incidência e ainda faz o alerta, “A população deve se atentar que a dengue é uma doença grave. É preciso ter cuidados como não acumular água, evitar jogar muito lixo, limpar a calha”.

 

Por Sarah Lydia @saarahlydia do Mais Anápolis