Apesar de superlotação, vereador afirma que “saúde de Anápolis vai muito bem, obrigado”
Processo de transição entre hospitais, que tem causado superlotação em Upas, está previsto para ser concluído no final de janeiro
O vereador Jakson Charles (PSB) afirmou, nessa segunda-feira (13), em discurso na Câmara Municipal de Anápolis, que tem plano de saúde há 20 anos e que após visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Esperança, pensa em cancelar o convênio. O motivo é uma única visita que o parlamentar fez à unidade no domingo (11). Segundo ele, “a saúde em Anápolis vai muito bem, obrigado”. O Mais Anápolis tem mostrado a situação da saúde pública no município.
A recepcionista de uma unidade de saúde, que prefere não se identificar, relata que, como a transição dos serviços do Hospital Municipal para o Hospital Municipal Alfredo Abrahão ainda não foi finalizada, os prontos atendimentos da cidade estão sobrecarregados. “Aqui é cheio o dia todo. Depois que fechou o Hospital Municipal, multiplicou a procura”, afirma.
“Eu fiz uma bateria de exames para retornar ao médico. O médico do bairro São José teve um problema de saúde e disseram que em uma semana ele voltaria. Nisso, já faz mais de um ano que não consigo levar o resultado dos mais de 10 exames que fiz“, diz Nilberto Dantas, de 54 anos.
Jakson Charles, líder do prefeito na Câmara, criticou uma live realizada pelo vereador Suender (PSL) com uma médica que atuou na rede pública de Anápolis. “Mandato parlamentar não pode ser feito com informações levianas e equivocadas”, escreveu em um post. Durante a visita, de acordo com o parlamentar, os profissionais estavam atuando ‘a todo vapor’.
“Pude observar pessoas de Campo Limpo, Alexânia, Abadiânia, Souzânia sendo atendidas na Upa. Isso mostra que a saúde em Anápolis vai muito bem, obrigado. Nada é tão bom que não possa melhorar, mas o que eu vi lá, me agradou muito e fez comparar na possibilidade, inclusive, de cancelar meu plano de saúde”, afirmou.
Ao Mais Anápolis, o vereador professor Marcos Antônio (PT), afirmou que tem visitado as unidades de saúde de Anápolis e dos distritos e espera que no próximo ano as demandas sejam atendidas. “Temos ainda muitos desafios no sentido de melhorar e ampliar os serviços. Há problemas, sim, como há na saúde pública no Brasil“, afirma. O parlamentar diz ter buscado emendas para possibilitar avanços na saúde em Anápolis.
Conclusão da transição para novo hospital
Nesta terça (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou ao Mais Anápolis que o processo de transição de serviços do Hospital Municipal para o Hospital Municipal Alfredo Abrahão está previsto para ser concluído até o final de janeiro. “Enquanto isso, o processo é contínuo com melhorias a cada mês”, afirmou.
No início do mês, a pasta informou que a capacidade de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Alair Mafra Andrade, na Vila Esperança, está sendo mantida com mais pacientes que o habitual devido a esse processo de transição.