SEMANA DA AVIAÇÃO

Base área de Anápolis realiza ações na semana da aviação

Entre as áreas contempladas, estão programas de pesquisa e tecnologia, além de desenvolvimento e produção

Novo caça da Força Aérea Brasileira em Anápolis. (Foto:Juliano Lisboa - Spotters Brasil)

Na manhã desta quarta-feira (20), voou pelo céu de brigadeiro em Anápolis, o novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen. O caça que veio para treinamento na Base Aérea de Anápolis, estava em fase de testes em São José dos Campos-SP e deve compor o sistema de defesa brasileiro, em 2022.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen, chegou ao Brasil pelo Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no dia 20 de setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio de Norrköping, na Suécia.

Mais duas unidades do caça devem aportar em solo brasileiro no início de 2022 e outras duas desembarcam no decorrer do primeiro semestre do ano que vem.

Desde a assinatura do contrato de aquisição, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira, a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no País.

Entre as áreas contempladas, estão programas de pesquisa e tecnologia, treinamento teórico, treinamento on-the-job, além de desenvolvimento e produção. No início de março de 2021, o caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil.

AÇÕES

Em comemoração a semana da aviação, a Base Aérea de Anápolis tem realizado diversas ações alusivas a data. Em um shopping da cidade, uma exposição com maquetes de aeronaves, assento ejetável (para fotos) e militares dando informações sobre FAB, chama atenção de quem passa pelo evento.

Além disso, está previsto para o próximo dia 28, às 19h, uma apresentação da Banda da Base Aérea. Os militares desenvolvem ainda uma ação solidária que permite a quem visitar o stand, doar alimentos não perecíveis.

Quem doa, concorre a uma visita na Base Aérea de Anápolis para conhecer todas as instalações e as aeronaves. “20 pessoas serão selecionadas para conhecerem os aviões” , explicou Capitão Jung, organizador da ação.

Por @lucasalmeidajor do Mais Anápolis com informações da Força Aérea Brasileira
Foto : Juliano Lisboa – Spotters Brasil