TECNOLOGIA

Bolsonaro participa de entrega do avião KC-390 nesta quarta (1º), em Anápolis

O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta quarta-feira (1º), da cerimônia de entrega da quinta unidade…

O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta quarta-feira (1º), da cerimônia de entrega da quinta unidade do avião militar KC-390. O evento, alusivo ao 60º aniversário de Ativação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, será às 17 horas, na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis e comemora dois anos de operação da aeronave. O modelo é fabricado no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA (Embraer).

“O KC-390 é um produto nacional de ponta com reconhecimento mundial. Também faremos a iniciação dos novos pilotos transferidos para Anápolis que vão voar a aeronave”, explicou o o capitão Jung da Base Aérea ao Mais Anápolis. O modelo é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul.

Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave tem condições de realizar todo tipo de operação de transporte, como o de paraquedistas, tropas militares e de lançamento de cargas, além de missões de reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate e combate a incêndios.

As cinco unidades estão sediadas na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis. Em 2014, o governo brasileiro adquiriu 28 aviões KC-390, que vão substituir, de forma paulatina, o cargueiro C-130 Hércules. A Embraer não informa o custo unitário da nova aeronave, porque o valor final varia conforme a customização exigida pelo clientes. O governo de Portugal também fechou contrato para a compra de 5 unidades do KC-390.

Tecnologia

De acordo com a FAB, o KC-390 é o único da categoria que conta com sistema de comando de voo por impulsos elétricos. Com isso, é possível controlar eletronicamente o comportamento da aeronave durante o voo, garantindo mais precisão nas manobras e reduzindo a carga de trabalho da tripulação.

O novo modelo da FAB tem 35,2 metros de comprimento, 35,05 de envergadura e 11,84 de altura. Com capacidade de carga de até 26 toneladas, o avião pode transportar armamento pesado, como lança-foguetes, veículos blindados de combate e até helicópteros.

O avião também tem autonomia para percorrer uma distância de 6 mil quilômetros sem reabastecer. A velocidade máxima é de até 870 km/h e atingir até 11 mil metros de altura. Isso é possível devido à configuração com dois motores Turbofan Aero Engines V2500, de última geração.