Cavalhadas de Pirenópolis é considerada festa do ano em prêmio internacional
O Prêmio Internacional Passaporte Aberto foi compartilhado com o Campeonato Mundial de Alfajor, da Argentina
A Festa das Cavalhadas de Pirenópolis foi considerada a “Festa do Ano” em uma premiação organizada pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT). O anúncio aconteceu durante o evento realizado em San Luís Potosí no México.
O Prêmio Internacional Passaporte Aberto foi compartilhado com o Campeonato Mundial de Alfajor, da Argentina.
Além das Cavalhadas, outras cinco festividades populares concorreram ao prêmio: Campeonato Mundial de Alfajor (Argentina), festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).
A festividade foi inscrita pelo apresentador do programa turístico Viaje Por aí, Ziomar Santos, e sua esposa Eliane de Souza, ambos diretores da OMPT no Brasil.
Ela aproveitou para agradecer o jornalista Ziomar Santos, do Programa Viaje por Aí, que foi quem inscreveu a festividade para a avaliação do júri do Prêmio Passaporte Aberto 2022.
“Esperamos que esse prêmio, além de nos ajudar na preservação e salvaguarda do patrimônio, possa ser motivo de muito orgulho e projeção internacional”, comemora a secretária de turismo do município, Vanessa Leal. .
Cavalhadas
As Cavalhadas de Goiás – uma das mais importantes festas populares no estado – representa a luta entre os mouros e cristãos na Península Ibérica, evento ocorrido entre os séculos IX e XV. A batalha é travada entre 24 cavaleiros (12 de cada lado), que encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. A festa também é marcada pela presença dos Mascarados, que representam o povo e saem às ruas a pé ou a cavalo, promovendo algazarras.
As batalhas duram entre dois e três dias. No final, os mouros são vencidos e acabam se convertendo ao cristianismo.