Centro de Convenções dá lugar à pesquisa ferroviária
Monumento que estava sem funcionalidade tem novo destino
Anápolis recebeu na tarde dessa quinta-feira, 15, o evento de assinatura de instituição do 1º Centro Tecnológico Ferroviário do Brasil, no Centro de Convenções de Anápolis.
O local a ser ocupado integralmente por pesquisadores, engenheiros, técnicos e graduandos das universidades UEG, UFG e do IME (Instituto Militar do Exército), tem uma área de 32 mil metros de estrutura, às margens da BR-060.
O evento contou com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, do governador Ronaldo Caiado, senador Luiz do Carmo, prefeito Roberto Naves, vice-prefeito Márcio Cândido, vereadores e outras autoridades como o presidente da empresa Correios e Telégrafos, Gen. Floriano Peixoto.
A localidade do Centro de Excelência e Tecnologia Ferroviária foi escolhida por estar às margens da BR 153, rodovia que liga Brasília a outros estados brasileiros e está próxima ao eixo central da Ferrovia Norte-Sul.
Dentro do plano de ação nacional de investimento nos trilhos, o leilão da ferrovia Norte-Sul foi o primeiro passo, com a assinatura de um contrato cujo valor informado por Tarcísio Freitas está na casa dos R$ 3 bi.
A expectativa de gasto com investimentos em tecnologia e desenvolvimento do sistema ferroviário, em âmbito nacional, calcula-se que seja de R$ 60 bilhões em dez anos.