Lixo eletrônico

CRC recolhe mais de 45 toneladas em equipamentos eletrônicos

Centro reaproveita peças utilizáveis e doa computadores para iniciativas de inclusão digital, bibliotecas, telecentros ; Para secretário iniciativa gera produtividade

O CRC é um espaço destinado ao descarte ambientalmente correto de resíduos eletrônicos (Foto: Reprodução/ Zurich)

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) em Anápolis possui um espaço destinado ao descarte ambientalmente correto de resíduos eletrônicos e recondicionamento de computadores e celulares.

O CRC recebe as doações de pessoas físicas que querem fazer o descarte correto do lixo eletrônico, empresas e órgãos públicos. Após receber esse material, a equipe faz a triagem dos equipamentos, se estiverem em estado funcional, seguem para o recondicionamento.

Os que tiverem baixo reaproveitamento e forem totalmente obsoletos, terão o devido descarte em aterro sanitário, após a eliminação do resíduo tóxico por empresas certificadas no trato deste tipo de material, a exemplo de placas e circuitos eletrônicos, que são totalmente poluentes.

Após o processo, estes aparelhos são doados para iniciativas de inclusão digital, bibliotecas, telecentros, laboratórios em escolas públicas, entre outras iniciativas da estrutura municipal, com o propósito de economizar recursos públicos, reaproveitar e atuar com mais sustentabilidade socioambiental, diminuindo o acúmulo de lixo eletrônico na cidade.

“Nosso objetivo é fomentar uma economia que associe uma melhor utilização dos recursos, com novos modelos de negócios, otimizando os processos com uma menor dependência da matéria-prima virgem. O que antes poderia ir para o lixo, pode ser útil e gerar produtividade”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Alex Martins.

De acordo com o titular da pasta, iniciativas como essa colaboram para uma economia circular, um olhar moderno e necessário para o desenvolvimento.
O CRC em Anápolis já conseguiu recolher mais de 45 toneladas de equipamentos eletrônicos desde sua implantação, tanto para recondicionamento, quanto para descarte ambientalmente correto.

Dentro desse universo, foram recondicionados e entregues mais de 100 computadores completos além de inúmeras peças de reposição, como monitor, HD e estabilizador.

Para as pessoas que desejarem descartar algum aparelho eletrônico que não tem mais utilidade pode procurar o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e fazer o descarte correto. A unidade fica na Avenida Visconde de Taunay, no Feirão do Jundiaí. Para mais informações 62 3902-2558.