EDUCAÇÃO

Descarte correto de lixo eletrônico é discutido entre alunos de Anápolis

Unidades escolares do município de Anápolis tiveram durante toda esta semana uma preparação para a…

Unidades escolares do município de Anápolis tiveram durante toda esta semana uma preparação para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Alunos da rede discutiram todo processo de coleta, reuso ou reciclagem de produtos eletrônicos.  

A gestora de uma unidade de ensino, Patrícia Pereira, ressaltou que o projeto de descarte correto de aparelhos eletrônicos, acontece em duas fases. A primeira fase é o “Dia D”, em que é recolhido o lixo eletrônico e separado corretamente e a segunda fase em que o recurso obtido pela venda dos materiais, é utilizado para realizar oficinas com os estudantes. 

“A ideia surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicos, visto que nas imediações da escola havia muitos produtos”, explicou a gestora. 

Com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, as atividades acontecerão entre os dias 25 a 28 de outubro, e propõe ações voltadas para sociedade, além de desenvolver a cultura científica nas escolas. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma proposta de diálogo sobre a importância do tema, projetando nossos estudantes como protagonistas no cenário científico”, diz a secretária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas. 

 

Além da feira de ciências, que será exibida de forma online, haverá apresentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes da rede, lives sobre globalização e tecnologia, marketing digital e sustentabilidade e também oficinas presenciais sobre robótica, lixo eletrônico reverso e gamificação para professores. Todas as ações serão abertas à comunidade escolar.

As palestras e feira de ciências acontecerão das 8h30 às 11h30 e também das 13h30 às 17h30 com transmissão ao vivo pelo canal Portal Educação de Anápolis-Go, no YouTube. Já as oficinas serão presenciais, com público reduzido, no Cefope, que fica na Avenida São Francisco, n° 880, bairro Jundiaí. A inscrição pode ser feita aqui.

Por @lucasalmeidajor do Mais Anápolis Foto: Reprodução