Fuga em Anápolis

Detento rompe algema e foge de hospital enquanto vigilante ia ao banheiro, em Anápolis

Indivíduo havia sido preso após trocar tiros com policiais em Abadiânia. Durante atendimento na UPA ele fugiu pulando muros.

Indivíduo de 25 anos passou mal na Unidade Prisional Regional, e foi levado à UPA pelo SAMU. (Foto: Jonathan Cavalcante/Mais Goiás)

Um detento fugiu enquanto era atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Vila Esperança, durante a tarde de sexta-feira (13), em Anápolis.

Marcelo José Silva de Souza, 25,  foi levado ao hospital após passar mal na Unidade Prisional Regional (UPR).

Uma enfermeira havia recomendado a solicitação do SAMU na cadeia. Após os primeiros socorros Marcelo foi encaminhado para a UPA.

O vigilante penitenciário que fazia a escolta, teria ido ao banheiro e aproveitando da situação, o detento rompeu a algema, pulou dois muros do hospital e fugiu em direção à BR-153.

Viaturas da Polícia Militar foram acionadas na tentativa de localizar o detento, porém, até a publicação desta reportagem o indivíduo não foi recapturado.

Sobre o suspeito

Há um mês, no dia 13 de julho, Marcelo havia sido preso após trocar tiros com policiais militares em Abadiânia.

Ele é suspeito de praticar um assalto, levando um veículo Citröen C4.

Nota

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) se manifestou sobre o assunto por meio de nota. Veja a íntegra:

“A propósito de informações solicitadas pela TV Anhanguera sobre a fuga de um detento da Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da 1ª Coordenação Regional Prisional (CRP) informa o que segue:

-Na tarde de sexta-feira (13/8), o detento foi retirado da cela e encaminhado à Enfermaria da Unidade Prisional após sofrer uma convulsão. A técnica de enfermagem do local considerou a necessidade de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu à Unidade e prestou os primeiros socorros. O Médico do SAMU informou que seria necessário conduzi-lo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O Preso foi levado sob escolta prisional.

-No local, o detento ficou sob os cuidados de um Vigilante Penitenciário. O servidor responsável pela custódia do preso se ausentou para ir ao banheiro e, quando retornou, verificou que o preso conseguiu romper um dos lados da algema e empreendeu fuga em direção à BR 153. Imediatamente foi acionado apoio das polícias Militar e Penal, para auxiliar nas buscas do fugitivo.

– Diante do ocorrido, a Coordenação adotou os procedimentos administrativos cabíveis que o caso requer. Foi instaurado um procedimento administrativo interno para investigação dos fatos e devidas providências.

-A DGAP reitera que qualquer informação sobre o custodiado que cumpria pena por roubo, pode ser repassada por meio do 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil ou pelo (62) 3201-1212 da Ouvidoria da SSP.

Goiânia, 14 de agosto de 2021

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial”