Detentos ficam feridos após briga e tentativa de homicídio dentro de cadeia de Anápolis
O alvo do grupo seria um detento de 30 anos, que ficou ferido na região do rosto e braços. Para conter a desordem houve intervenção por parte dos Policiais Penais.
(Atualizada às 14h46) Detentos ficaram feridos após briga no Centro de Inserção Social Monsenhor Luiz Ilc, a Cadeia Pública de Anápolis foi registrada na tarde de sexta-feira (13). Alguns presos ficaram feridos, e um reeducando de 30 anos, alvo de tentativa de homicídio, foi levado pelo SAMU ao Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA). Os principais autores do provocadores da confusão foram identificados.
De acordo com informações preliminares da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), não houve princípio de motim ou rebelião, mas uma briga entre presos. A situação foi controlada (esta matéria foi atualizada às 14h46 com nota enviada pela DGAP. Está no final do texto).
Detentos ficaram feridos após briga na Cadeia Pública de Anápolis
O Mais Goiás apurou que a confusão teve início após detentos do pavilhão “C” tentarem invadir uma cela. Na ocasião cerca de 30 presos amontoaram diversos colchões na porta da gaiola de contenção, com o objetivo de isolar a ação imediata dos Policiais na intervenção, como também, ameaçavam colocar fogo nos colchões para matar asfixiados cerca de 24 presos da determinada cela.
O alvo do grupo seria um detento de 30 anos, que ficou ferido na região do rosto e braços. Durante a ação eles usavam objetos contundentes e perfuro cortantes. Para conter a desordem houve intervenção por parte dos Policiais Penais, que através de disparos de munições elastômeras e gás de pimenta, conseguiram cessar as ações ofensivas.
Duas equipes do Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE) da Polícia Penal, compareceram à Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis para prestar apoio operacional.
Segundo a ocorrência, foi possível identificar os principais responsáveis pela briga e da tentativa de homicídio. O alvo do grupo que foi levado ao Hospital de Urgências (HUANA). Os demais presos feridos foram encaminhados à Enfermaria da Unidade Prisional para atendimento.
Ao todo, 11 presidiários foram identificados e levados à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Eles responderão pelos crimes de tentativa de homicídio e por provocar desordem no local.
Detento foge de unidade hospitalar
Ainda na sexta-feira (13), um presidiário de 25 anos fugiu enquanto era atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Vila Esperança.
O vigilante penitenciário que fazia a escolta teria ido ao banheiro e aproveitando da situação, o preso rompeu a algema, pulou dois muros do hospital e fugiu em direção à BR-153.
Veja nota a DGAP a respeito da briga entre detentos
A propósito de informações solicitadas pelo portal Mais Goiás, sobre uma interferencia ocorrida na Unidade Prisional Regional de Anápolis, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, por meio da 1ª Coordenação Regional Prisional da instituição, informa o que se segue:
-A ordem e disciplina segue normalizada no mencionado presídio, após detentos subverterem contra a ordem e segurança do local, na última sexta-feira (13).
-Diante do ocorrido, um detento ficou ferido. Ele não corre risco de morte e já se encontra cumprindo pena na UPR.
-Procedimentos Administrativos internos foram abertos para aplicação das sanções discoplinares aos custodiados envolvidos no fato, conforme determina a Lei de Execução Penal.
-Mediante a ocorrência, as autoridades policiais competentes foram comunicadas para as devidas providências que o caso requer.