Drone auxilia produtores de Anápolis no monitoramento de propriedades rurais
Segundo o Senar, a utilização do drone auxilia o produtor na gestão da propriedade e otimiza o tempo gasto, seja em acompanhar o crescimento de uma lavoura ou localizar um animal perdido do rebanho
Através do drone, um curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura e Sindicato Rural de Anápolis pretende auxiliar produtores rurais no monitoramento de propriedades rurais. Realizado em 2 dias, os produtores aprendem como utilizar drones para monitoramento de áreas de produção agropecuária.
Segundo o Senar, a utilização da ferramenta tecnológica auxilia o produtor na gestão da propriedade e otimiza o tempo gasto, seja em acompanhar o crescimento de uma lavoura ou localizar um animal perdido do rebanho.
O curso tem duração de 16 horas e envolve temas como segurança e saúde do trabalhador, fundamentos de sensoriamento remoto, procedimentos para captações de imagens aéreas, noções de fotogrametria e outros aspectos que garantem a eficiência desse novo recurso.
A instrutora do Senar Goiás, Naiara Gonçalves de Souza, afirmou que o curso auxilia o produtor a elaborar um planejamento de voo para que a ferramenta faça a tomada semiautomática de fotografias aéreas.
“O drone vai realizar essa tarefa sozinho, mas tem que ser planejada pelo piloto, no caso o produtor rural. Com essas tomadas de fotografias, o produtor consegue ter uma assertividade melhor no campo”, explica Gonçalves.
O curso de uso de drones para monitoramento de áreas agropecuárias foi criado em 2019. Para se inscrever, o aluno precisa ter feito o curso de pilotagem de drones, que é pré-requisito para essa segunda etapa.
E neste segundo módulo, a utilização dos drones pelos alunos é fundamental para que eles fiquem familiarizados com os comandos do equipamento e possam obter mais precisão dos dados.
O Senar Goiás já capacitou 3.446 pessoas nos cursos de Pilotagem de Drones (1º módulo) e Uso de Drone Para Monitoramento de Áreas Agropecuárias (2º módulo), lançados em 2018 e 2019.
Durante esta semana o curso foi realizado na segunda (20) e nesta terça (22) em Anápolis.