OPERAÇÃO

Em Anápolis, DICT flagra 47 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas

Ao todo, 10 condutores foram presos por atingirem o teor criminal; Segundo a DICT, parte das abordagens foram em motoristas do sexo feminino.

Abordagem realizada pela DICT durante a madrugada. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

A Polícia Civil flagrou 47 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas em Anápolis. A Operação Direção Consciente aconteceu durante as madrugadas de sexta-feira (26) e sábado (27). Ao todo, 10 condutores foram presos por atingirem o teor criminal.

Na semana passada, foram 61 motoristas flagrados durante a ação dos policiais da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT). 

De acordo com Manoel Vanderic, delegado chefe da Delegacia de Trânsito da Polícia Civil no município, nessa operação grande parte das abordagens, assim como na última semana, foram em motoristas do sexo feminino.

Segundo ele, o teor do bafômetro em vários os casos ultrapassou a marca de 1,00 mg/l, o que é considerado pelos médicos como um “coma alcoólico”.

“Não existe tolerância. Qualquer teor alcoólico apresentado pelo motorista, acarreta em aplicação das multas que giram de 3 a 6 salários mínimos. Os que se recusam a soprar o bafômetro, ou ultrapassam o teor de 0,33 mg/l  são presos por embriaguez“, afirma o delegado.

Motorista utilizou suporte para colocar copo de bebida no painel do carro. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Motorista utilizou suporte para colocar copo de bebida no painel do carro. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Trânsito e Embriaguez

A Polícia Civil reforça que acidentes de trânsito são a terceira maior causa de morte no Brasil, atrás apenas do câncer e das doenças cardíacas. De acordo com as estatísticas, a embriaguez ao volante está vinculada à 1/3 destes eventos trágicos e evitáveis.