Em Anápolis, moradores precisam solicitar vistoria técnica para retirar árvores
Uma outra novidade é que se a retirada for permitida, a árvore precisará ser compensada ambientalmente de acordo com determinação da secretaria
Moradores de Anápolis que queiram retirar uma árvore que prejudica uma edificação ou atrapalhe o passeio público, precisam acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento para uma vistoria que pode ou não autorizar a retirada dela.
O requerimento está disponível no Rápido e o solicitante deve ter em mãos o endereço, documentos pessoais e do imóvel (caso a árvore esteja dentro do terreno ou mesmo em sua calçada).
Outra novidade é que se a retirada for permitida, a árvore precisará ser compensada ambientalmente de acordo com determinação da secretaria.
“Para a emissão da autorização de retirada de árvore, essa compensação deverá ser entregue no Viveiro Municipal (do Trevo). O documento será emitido no mesmo dia, após a entrega da compensação”, ressalta a engenheira agrícola e assessora técnica, Michelle Barcelos Caiado.
Para uma espécie nativa (oriunda da região), são pedidas 30 mudas, que serão usadas nos plantios de parques, praças ou entregues durante o período de doação. Quando a árvore é exótica (que não é nativa da região), são pedidas 10 mudas e essas compensações são feitas conforme o déficit do viveiro.
Qualquer supressão realizada sem autorização gera uma multa de até R$ 1 mil por árvore, e o uso de motosserra sem o cadastramento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também é considerado crime ambiental.