CRATERA

Erosão próxima a Aeroporto de Cargas preocupa chacareiros em Anápolis

Para os moradores, erosão é uma consequência do serviço de drenagem que é feito no aeroporto

Obra é de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). (Foto: Reprodução)

Chacareiros que residem próximo ao Aeroporto de Cargas em Anápolis denunciam uma erosão que tem cada vez mais avançado com as últimas chuvas. De acordo com o morador, Heveraldo Francisco, a situação pode piorar ainda mais, caso o problema chegue às nascentes próximas ao local.

“Há mais de três anos estamos pedindo ajuda às autoridades e nunca tivemos resposta, vivemos alarmados”, conta Francisco.

Para os moradores, o buraco é uma consequência do serviço de drenagem que é feito no aeroporto. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, o local tem sido monitorado e a obra é de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Em nota, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informou que:

– A atual administração estadual recebeu o local, onde foram gastos aproximadamente R$ 274 milhões pela gestão passada, com uma grande erosão na cabeceira da pista, resultante do aterro de um córrego.

– Para recuperar a erosão, a Goinfra já elaborou um projeto executivo e, dentro dos próximos dias, irá publicar a licitação para a contratação da obra, com orçamento previsto de R$ 12 milhões.

– Em paralelo, as equipes de manutenção da Goinfra monitoram a situação do local, sobretudo durante o período chuvoso.

– Após resolver o problema da erosão, a Goinfra irá conceber novo projeto executivo do remanescente da pista e do terminal, além da área de taxiway e de outras adequações necessárias para colocar a unidade em operação. Somente após a elaboração desse projeto de engenharia, será possível apontar o valor real e o tempo necessários para que o Aeroporto de Cargas seja entregue à população.