Educação

Estudantes da rede municipal voltam às aulas presenciais, em Anápolis

A prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) afirma que os…

A prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) afirma que os estudantes da rede municipal voltam às aulas presenciais em Anápolis nesta segunda-feira (9).

A SEMED diz que o retorno dos estudantes ao ambiente escolar acontecerá em formato híbrido e de forma gradual. Para os alunos que optarem por permanecer em casa, serão ofertadas aulas online.

Segundo a prefeitura, a expectativa é atender cerca de 18 mil estudantes no primeiro dia de retorno, seguindo o Protocolo de Biossegurança vigente, prevendo o atendimento presencial ao percentual máximo de até 50% dos estudantes por vez.

“Como medida de prevenção ao contágio e disseminação da Covid-19, as turmas serão divididas em grupos, em sistema de escalonamento, conforme a especificidade de cada unidade, observando a demarcação das carteiras e obedecendo distanciamento físico”, diz o comunicado.

Os grupos que não estiverem presencialmente na unidade de ensino, participarão das aulas remotas na educação infantil e online no ensino fundamental.

Indicativo de greve

Na última terça-feira (3) a classe dos professores havia deliberado greve após realização de Assembleia Geral, alegando falta de segurança para o retorno das aulas presenciais por conta da pandemia.

Em resposta ao Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA), a Procuradoria-Geral do Município declarou repúdio ao comunicado de greve geral da categoria.

Segundo despacho publicado em edição extra do Diário Oficial, na noite de domingo (8), a paralisação anunciada é “ilegal e abusiva”.

No despacho, a Procuradoria cita resolução do Conselho Nacional de Educação, da última quinta-feira, 5, “sobre as diretrizes atinentes ao retorno presencial às aulas” e informa que “a ausência injustificada de cada profissional da educação ocorrida a partir do 09 de agosto de 2021 ao regular expediente, deverá ser contabilizada e descontada do ponto e do respectivo vencimento, com todas as suas incidências”.