FURTO

Furto de hidrômetros cresce 40% entre 2020 e 2021 em Anápolis, diz Saneago

O número de furtos de hidrômetros cresceu 40% em Anápolis comparado ao ano passado. Em…

O número de furtos de hidrômetros cresceu 40% em Anápolis comparado ao ano passado. Em 2020, segundo a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), foram 43 casos. De janeiro a até esta sexta-feira (10), já foram 59 substituições por motivo de furto. De acordo com a empresa, os hidrômetros possuem número de registro e não podem ser reutilizados em outras residências. 

Uma das vítimas foi a recepcionista Silvia dos Santos Souza. Ao sair cedo para trabalhar, na última segunda-feira (6), ela notou a falta do hidrômetro. Mais tarde, soube que o aparelho de medição dos vizinhos também havia sido levado. “Seis hidrômetros na mesma rua foram roubados. Meus vizinhos só perceberam quando começou a faltar água”, relata. A recepcionista registrou um boletim de ocorrência para solicitar a substituição do equipamento.

Fiquei dois dias sem água nem para tomar banho e com criança pequena em casa”, diz. Silvia afirma que a substituição ocorreu na quarta-feira (8).

A Saneago informou ao Mais Anápolis que atua em parceria com o Ministério Público e Polícias Civil e Militar para que os autores dos furtos sejam identificados e as providências legais sejam tomadas.

Pedido de substituição

Ainda segundo a empresa, clientes que tiveram hidrômetros furtados podem solicitar a substituição do equipamento em uma unidade de atendimento da Saneago mediante cópia do Boletim de Ocorrência. Isso para reposição do aparelho furtado sem cobrança de taxa para o cliente com reativação do fornecimento de água em regime de urgência.

“Hidrômetros furtados não podem ser reutilizados em outras residências. O aparelho possui um número de registro para quando o fornecimento de água for solicitado para uma unidade residencial. O sistema possui um controle dessa numeração. Em caso de tentativa de registrar o aparelho furtado, o registro anterior é acusado”, explica a companhia, que repudia atos de vandalismo e informa o contato para dúvidas: 0800 645 0115.