Galeria Antônio Sibasolly e Museu de Artes Plásticas de Anápolis terão mostras até 15 de setembro
Ambas são realizadas graças a editais públicos de fomento ao setor cultural.
A Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura está com três mostras simultâneas no Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) e na galeria Antônio Sibasolly, com visitação pública até o dia 15 de setembro.
Segundo a prefeitura, os espaços atendem rigorosamente os critérios de segurança exigidos para o momento de pandemia, as exposições dão continuidade à política de ampliação, divulgação e circulação do acervo do museu e da galeria – que ganhou 56 novos trabalhos.
“Novas Aquisições – Coleção Aldir Blanc” é uma das exposições que ocupa parte da galeria Antônio Sibasolly. Ela apresenta trabalhos de 21 artistas goianos, com trajetórias já consolidadas, como Marcelo Solá, Selma Parreira, Pitágoras Lopes e Edney Antunes.
Ainda no espaço, o visitante pode se encantar com “Novas Aquisições – Coleção Artistas Anapolinos”, que traz trabalhos de Flávia Fabiana, Joardo Filho, José Loures, Rondinelli Linhares, Talles Lopes, Valdson Ramos e Rei Souza.
“São raridades que apresentam como a cidade tem se construído uma referência nacional nas artes visuais”, aponta a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.
Ambas são realizadas graças a editais públicos de fomento ao setor cultural. A primeira, como o próprio nome indica, acontece com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de publicações lançadas pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult).
A segunda conta com recursos obtidos via Fundo Municipal de Cultura de Anápolis, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de diversas ações culturais na cidade.
“O investimento feito na difusão de nossa arte visual ganha a dimensão nacional, viabilizando um circuito de novas ideias e formação de público”, destaca a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.
A terceira mostra, sob o título “Novas Aquisições – Coleção Guajará”, traz para o Mapa trabalhos de 24 artistas paraenses. O curador responsável, Paulo Henrique Silva, destaca que este é um desdobramento do projeto de divulgação e circulação do acervo do museu.
“A mostra é composta por doações obtidas com mediação da curadora da exposição, Vânia Leal, e enriquece nosso acervo, deixando-o mais plural do ponto de vista das narrativas estéticas e poéticas”, afirma o curador.