‘Lixão disfarçado de Ecoponto’, reclamam moradores de Anápolis
Pasta da prefeitura diz que vai realizar a limpeza da área e pede descarte consciente no local
Instalado para receber pequenas quantidades de entulhos e resíduos para coleta seletiva, o Ecoponto localizado na Rua Joaquim de Souza, no Setor Sul, em Anápolis, se transformou em transtorno para os moradores. O motivo é o acúmulo de lixo no local que armazena água parada e provoca mau cheiro. O ponto de coleta fica ao lado da Escola Municipal Professora Maronita Dias Dourado.
De acordo com o gerente administrativo Ricardo José Evangelista, somente um muro divide o ambiente escolar e o local onde o lixo é acumulado. “Estamos movimentando um processo no Ministério Público para que seja retirado este lixão disfarçadamente chamado de Ecoponto”, afirma. Para Ricardo, o projeto funcionaria se a coleta fosse regular.
“É mal planejado. O local escolhido não foi uma boa escolha. Há uma parte externa onde também é possível depositar o lixo em qualquer horário. Então, a movimentação é grande seja aos sábados, domingos e feriados”, diz. Além do mau cheiro, insetos e roedores aparecem constantemente nas residências, segundo Ricardo.
No período da chuva, é a lama que incomoda. Na seca, é a poeira. “Quando as máquinas retiram o entulho e jogam sobre as caçambas, levanta uma enorme quantidade de poeira e vai justamente para a escola e salas de aula. Funcionários da escola não conseguem manter limpa a escola porque a quantidade de poeira é grande”, conta.
“Cansamos de pedir”, diz moradores sobre “Lixão disfarçado de Ecoponto”
A dona de casa Marília Glória Evangelista diz ter vergonha de receber visitas em casa. “Não temos o direito nem de ficar com a janela aberta. Isso é caso de saúde pública porque aqui moram muitas pessoas idosas”, afirma. De acordo com a dona de casa, o Ecoponto não deveria estar entre as residências e próximo da escola.
Ela também reclama do mau cheiro. “Já cansamos de pedir ajuda. Quando chove, vai lama para a rua e fede muito. No tempo de poeira, aí fica muito pior. A gente fica com vergonha de receber visitas no final de semana porque o lixo fica acumulado”, relata.
Assista:
Uso consciente
Ao Mais Anápolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano informou que vai realizar a limpeza da área. “A população que utiliza o Ecoponto para descarte de resíduos sólidos precisa, no entanto, fazer uso consciente do serviço. A comunidade local pode colaborar na fiscalização informando as autoridades ambientais do município caso presencie alguma irregularidade”, diz a nota. Para denúncias, o telefone é o 3902-1247.