Mato alto prejudica a visão de motoristas que circulam pela BR-060 em Anápolis
Triunfo Concebra atribui situação a período chuvoso e diz que concessionária passa por dificuldades financeiras
Motoristas que circulam pela BR-060 encontram dificuldades para ter acesso às entradas de Anápolis. O principal motivo é o mato alto que atrapalha a visão e faz com que o motorista tenha que avançar o cruzamento para visualizar a estrada.
De acordo com o trabalhador do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), Daniel Guedes, a situação é mais arriscada em horários de movimento intenso, uma vez que, a pressa para chegar em algum lugar tem feito vários motoristas se arriscarem no principal trevo que dá acesso ao distrito.
“Já presenciei diversos carros avançando sem ter visão, e isso uma hora ou outra pode provocar um acidente na região”, explica Guedes.
A reportagem percorreu 12 km da BR-060 na tarde desta segunda-feira (14) e pelas imagens registradas é possível perceber que o mato alto impede inclusive a vizualização de algumas placas, confira:
Nota
Por meio de nota, a Triunfo Concebra, empresa que administra a BR-060 relatou que em razão das chuvas excessivas, período que favorece o crescimento mais rápido do mato, foi reforçada a quantidade de equipes e equipamentos para controlar a situação atípica relacionada aos serviços de roçada.
Outro fator, segundo a empresa, é a situação financeira da Concessionária que foi prejudicada após a redução tarifária ocorrida em junho de 2020, em razão dos desequilíbrios do contrato que está em discussão arbitral/judicial e ocasionou a decisão da Triunfo Concebra em devolver o contrato.
Por fim informou que a devolução está em fase de assinatura do aditivo contratual, que permitirá à Concessionária a ter uma melhoria tarifária, para ser revertido diretamente na melhoria da rodovia pelos próximos dois anos até a entrada de uma nova concessão após leilão.
Reajuste Recente
O preço da praça do pedágio localizado em Goianápolis, na BR-060, entre Anápolis e Goiânia tem um novo valor. A tarifa agora é de R$ 2,20 para automóveis, caminhonete e furgão. Para motocicletas, fica R$ 1,10. Os valores foram reajustados nesta quinta-feira (03), em todas as praças administradas pela Triunfo Concebra no Estado.
As novas tarifas variam conforme o tipo de veículo e praça. Em Goiás, a concessionária administra as seguintes praças: Pedágio 1, em Alexânia; Pedágio 2, em Goianápolis; Pedágio 3, em Piracanjuba/Professor Jamil/GO; e Pedágio 4, em Itumbiara.
A deliberação foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Diário Oficial da União. A Concebra informou ainda que esse reajuste tarifário estava a 7 meses em atraso, pois deveria ter sido publicado em junho de 2021.