DIREÇÃO CONSCIENTE

Motorista de ônibus está entre os 52 condutores flagrados bêbados em operação da Polícia Civil, em Anápolis 

"A prova testemunhal, exame clínico, teste passivo, prova de vídeo, também são meios utilizados pelos policiais e agentes de trânsito ao flagrar motoristas com suspeita de embriaguez”, disse o responsável pela operação

Na última operação, 11 motoristas foram presos por equipes da DICT. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Nas madrugadas de sexta-feira (07) e deste sábado (08), a Polícia Civil surpreendeu 52 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, em Anápolis. Dentre os 11 presos, está um motorista de ônibus que estava a caminho do trabalho. A operação batizada como Direção Consciente tem como foco inibir prática dos condutores que dirigem bêbados pelas ruas da cidade. A ação é realizada pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT).

“Um dos detidos é um motorista de ônibus de passageiros. Ele estava dirigindo correndo para ir assumir o posto de trabalho, embriagado. O resultado do bafômetro apontou 0,73 mg/l”, disse Manoel Vanderic, responsável pela operação e delegado titular da DICT.

Delegado reforça que existe desinformação de alguns condutores sobre a embriaguez ao volante

Vanderic relata que ainda existe muita desinformação por parte dos motoristas e da sociedade quando o tema é embriaguez ao volante. De acordo com a Polícia Civil, a tolerância é zero e qualquer teor de álcool no organismo acarreta multa para o motorista. Se configura crime, quando o resultado do bafômetro ultrapassa 0,33 mg/l.

“Atualmente, o bafômetro não é a única prova prevista pela regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A prova testemunhal, exame clínico, teste passivo, prova de vídeo, também são meios utilizados pelos policiais e agentes de trânsito ao flagrar motoristas com suspeita de embriaguez”, disse Vanderic.