Pacientes reclamam de burocracia em regulação da Saúde em Goiás
Transferência e cirurgias são as principais queixas
Pacientes do Hospital Estadual de Anápolis, (Heana) têm relatado dificuldades e demora para conseguir transferências, atendimentos e cirurgias em hospitais do estado.
Sebastiana Batista Rodrigues, por exemplo, estava em viagem de Tocantins para Brasília e se acidentou em Cocalzinho-GO. Por questões de regulação a paciente foi trazida para o HEANA e teve fratura em diversas regiões do corpo.
Após passar por dois procedimentos cirúrgicos, a paciente precisou ser transferida para Goiânia. Desesperado por conta da demora e dores da irmã, o Irmão Lúcio Rodrigues, teve que buscar ajuda em veículos de imprensa para auxiliá-lo na transferência.
Ao Mais Anápolis, Lúcio disse que há outros pacientes lá em situação semelhante. “A permanência de familiares no local é complicada, tendo em vista que a paciente é do Tocantins. Estou buscando ajuda para solucionar essa questão”.
Após 5 dias de espera Sebastiana conseguiu a transferência, e aguarda o agendamento da cirurgia que deve sair hoje ainda (05) ou amanhã (06).
Recentemente também repercutiu em Anápolis, um caso de demora em relação à questão de regulação. Preocupada com o estado de saúde de Júlio Cesar, a namorada Vitória Vargas fez um apelo nas redes sociais e diz: “imploro por misericórdia, estou desesperada e com muito medo do que pode acontecer se ele não fizer essa cirurgia”. Segundo ela, não haveria previsão para a realização da cirurgia e que o namorado estava com fome, sede e sagrando muito.
“Não temos condições de arcar com um médico particular, por isso precisamos muito do Sistema Único de Saúde (SUS) e peço a colaboração de todos”, desabafa Vitória.
Por meio de Nota a SES informou que o processo regulatório é tratado pela mesa reguladora de maneira contínua e dinâmica. As demandas são classificadas e direcionadas aos hospitais, de acordo com o perfil do paciente e a disponibilidade de vagas.
Na falta de especialista no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), o paciente é inserido na regulação e verificada vaga na rede estadual, de acordo com a especialidade necessária.
O Heana é um hospital de referência para urgência e emergência. Assim, um paciente com esse perfil já é estabilizado na unidade e, se necessário, é solicitada vaga externa para outro local, de acordo com os critérios clínicos definidos pela mesa reguladora.
A regulação define as prioridades, seguindo definições do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina (CRM), definidos em ordem de prioridade 1, 2 ou 3.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás