População sofre com falta de estacionamento no centro de Anápolis
A dificuldade para encontrar um lugar para estacionar gratuitamente no centro da cidade é uma…
A dificuldade para encontrar um lugar para estacionar gratuitamente no centro da cidade é uma realidade que os anapolinos têm enfrentado. Para o comerciante da região, Antônio César, há mais de 10 anos, esse problema impede aumento de vendas em períodos sazonais.
Ao Mais Anápolis, o empresário explicou que “O consumidor tenta estacionar e não consegue, isso faz com que ele procure shoppings ou até mesmo bairros como o Jundiaí”, conta.
Fome e desemprego
Outro vendedor, que não quis se identificar, falou que o estacionamento não é o único problema enfrentado por comerciantes que trabalham na região. O homem alega que o consumidor tem se sentido incomodado ao andar pelas ruas do centro anapolino.
“Muita gente pedindo dinheiro, tem pessoas que pegam táxi de Goiânia e vem pedir ajuda aqui no centro da cidade, isso acaba gerando desconforto em quem anda, pois para de 5 em 5 minutos para recusar ou ajudar quem precisa, e desviar da comida que eles jogam na rua mesmo”, explicou o comerciante.
Além desse fator, o comerciante explicou ainda que muitos desses pedintes, não aceitam comida como doação. “Um dia tentei dar cesta básica pra um pedinte e ele recusou, disse que queria era dinheiro. Mais tarde vi o mesmo gastando em um bar aqui próximo”, destacou.
Respostas
Questionada, a Companhia Municipal de Trânsito, Transporte e Serviços Urbanos informou que antes mesmo da pandemia tem trabalhado para melhorias no trânsito da região.
Ao Mais Anápolis, o Diretor de Trânsito e Transportes, Igor Lino Siqueira, destacou a liberação do estacionamento na Barão do Rio Branco e revelou novidades para a área azul. “A pandemia impediu que uma tecnologia fosse desenvolvida, para que as pessoas conseguissem acesso a área digitalmente, mas já retomamos as discussões e em breve isso será possibilitado”, explicou Lino.
Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura
Questionada sobre a quantidade de pedintes e qual a orientação a população deve tomar em relação a essas pessoas, a secretaria disse que possui um centro de atendimento a moradores de rua, e que não pode obrigar ninguém a ir para esses lugares.
O Centro De Referência Especializado para a População em Situação de Rua fica localizado na Rua Couto Magalhães, centro de Anápolis e o Telefone: 3902-2554.
“Temos uma equipe de assistência que busca sempre orientar esse morador de rua a ir a esse local, mas nem sempre a pessoa quer ir” destacou Andréa Lins, secretária titular da pasta. Mais cedo o Mais Anápolis noticiou uma tentativa de homicídio na região envolvendo moradores de rua.
Por @lucasalmeidajor do Mais Anápolis Foto: @weberwitt