SAÚDE

Prefeitura de Anápolis construirá UPA veterinária com dois centros cirúrgicos

UPA terá área de aproximadamente de 800 m² e será construída na rua 24, esquina com rua 18, no Parque Residencial das Flores.

Anápolis será a primeira cidade de Goiás a construir uma UPA Veterinária (Foto: Reprodução/Google Street View)

A prefeitura de Anápolis deve anunciar em breve a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veterinária da cidade. A UPA terá uma área de aproximadamente de 800 m² e será construída na rua 24, esquina com rua 18, no Parque Residencial das Flores.

“Eu consegui uma emenda parlamentar com o deputado federal Vitor Hugo (PL) de 1 milhão e meio para que pudesse ser realizado esse projeto. E estive com o prefeito Roberto Naves recentemente e ele fez o compromisso comigo de que o projeto da UPA Veterinária fosse lançado em novembro, junto com o pacote de obras”, afirmou a vereadora Thaís Souza.

A construção da UPA Veterinária estará dentro do pacote de obras que será lançado pela prefeitura em novembro. Segundo a vereadora, o prefeito deve anunciar o pacote de obras de R$ 500 milhões, que foi financiado pela Caixa Econômica Federal.

Estrutura da unidade

Segundo a Secretaria de Saúde, um estudo será realizado para saber se o melhor caminho é terceirizar os atendimentos via Organizações Sociais de Saúde (OSS). Ainda não há previsão de entrega da UPA, mas a previsão é a de que as obras comecem no próximo ano.

A unidade atenderá cachorros, gatos e terá banheiros acessíveis, quatro salas de atendimento, sala de vacina, canil e gatil. Além de dois centros cirúrgicos com salas de preparo, laboratório, indução anestésica, recuperação, paramentação, expurgo, esterilização, degermação, observação, castração, medicamentos, exames e uma recepção central para acesso ao público.

O projeto terá também um setor de serviços que possui ambientes de depósito de material de limpeza (DML), área de resíduos sólidos (ARS), arquivo, cozinha,  copa, vestiário feminino e masculino e lavanderia.