Prefeitura divulga novo edital do Programa Graduação com 150 bolsas de estudos em Anápolis
Seleção será composta por quatro etapas; serão concedidas 50 bolsas integrais e 100 parciais. O resultado está previsto para ser divulgado dia 23 de fevereiro
A prefeitura de Anápolis divulgou, nessa sexta-feira (10), o novo edital do Programa Graduação. São 150 bolsas universitárias integrais e parciais para alunos matriculados na rede privada de ensino. Candidatos que se inscreveram para o programa durante o mês de novembro, podem refazer a inscrição entre 18 e 23 de dezembro no site da prefeitura. Processo anterior foi anulado devido a inconsistências do sistema.
De acordo com o novo edital, serão concedidas 50 bolsas integrais e 100 parciais. Até 20 integrais serão destinadas exclusivamente aos cursos de Medicina e Odontologia, sendo 10 para cada. As demais 30 para cursos com mensalidade limitada ao valor até de R$ 1.900. Candidatos com deficiência têm 5% do total de bolsas integrais e parciais reservadas.
Para concorrer, é exigido residência em Anápolis há, no mínimo, três anos e ter cursado o ensino médio no município. Também é requisito ser pertencente a um grupo familiar que possua renda bruta mensal de até seis salários mínimos e possua, no máximo, um bem imóvel. Entre outras exigências, não é permitido possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de ensino superior.
A seleção será composta por quatro etapas: preenchimento do formulário de inscrição, envio de documentação de forma on-line, comparecimento à entrevista e visitas domiciliares para comprovação de condição socioeconômica do candidato. O resultado final está previsto para ser divulgado dia 23 de fevereiro do ano que vem.
Os alunos contemplados são obrigados a realizar contraprestação de serviços. O total de horas de contrapartidas dependerá do percentual da bolsa concedida. Os serviços serão direcionados por entidades socioassistenciais sem fins lucrativos já registradas no Conselho Municipal de Assistência Social ou nas Secretarias do Município de Anápolis. As atividades serão desempenhadas de acordo com o curso de formação do estudante, horários escolares e de trabalho.
Processo anterior cancelado
A segunda etapa do Programa Graduação, que já estava em andamento, foi anulada devido a inconsistências do sistema que filtra os dados socioeconômicos dos candidatos, segundo a prefeitura. “A lista de classificados divulgada na primeira etapa do processo, gerada através de um sistema, utilizou como critério a renda per capita de cada membro da família do candidato, e não a renda bruta mensal, como informado em edital”, explicou.
Outra inconsistência, segundo a administração, foi a falta de aplicação no algoritmo dos critérios de o candidato ter cursado ensino médio no município de Anápolis, não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de ensino superior e não ter reprovação por nota ou frequência em mais de uma disciplina por semestre letivo.